Geral

Sesau promove Seminário de Reinstalação da Mesa de Negociação Permanente do SUS em AL

05/04/2014
Sesau promove Seminário de Reinstalação da Mesa de Negociação Permanente do SUS em AL

    fachada_sesauCom o objetivo de criar um espaço de comunicação entre gestores e trabalhadores da saúde para evitar conflitos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza nos dias 8 e 9 o Seminário de Reinstalação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas. O evento será realizado no Hotel Jatiúca, em Maceió, sempre a partir das 8 horas.
De acordo com a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Laura Adélia Tôrres, o seminário vai abordar questões relativas à força de trabalho em saúde. “As discussões acontecem sempre de forma participativa, para que gestores e trabalhadores busquem as melhores soluções para os desafios do SUS”, ressaltou a coordenadora.
A coordenadora ressaltou, ainda, que o seminário marca o compromisso estadual em valorizar os profissionais de saúde, garantindo a seus representantes um dialogo constante com os gestores da pasta. “Apenas através da colaboração e diálogo entre os funcionários e gestores pode-se avançar na qualidade do trabalho e nos serviços oferecidos a população”, ressalta Laura Adélia Tôrres.

 Programação – No dia 8 o seminário será iniciado com uma mesa solene com as presenças do secretário de Estado de Saúde, Jorge Villas Bôas; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Normanda Santiago.
Em seguida serão apresentadas às diretrizes estratégicas do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS). Na sequência será discutida a situação do trabalho em saúde no Estado. Ainda no dia 8 serão apresentados os desafios e visão geral dos protocolos da mesa de negociação permanente em Alagoas.
Já no dia 9, haverá a atualização do regimento interno da mesa permanente de negociação, além da apresentação e sistematização dos grupos de discussão. O seminário será concluído com a instalação da nova Mesa Estadual de Negociação Permanente de Alagoas.