Geral

Secretaria da Mulher capacita professores para Escola de Conselhos

16/04/2014
Secretaria da Mulher capacita professores para Escola de Conselhos

    A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos está realizando a capacitação dos professores selecionados pelo Projeto Escola de Conselhos.
O treinamento termina nesta quarta-feira (16) e está ocorrendo no prédio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche da Barra.  A capacitação tem como objetivo formar, em especial, conselheiros tutelares, assim como agentes envolvidos, na efetivação de direitos da criança e do adolescente, por meio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente.
Participam do curso quatro professores selecionados através do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Tutelares do Estado de Alagoas. Eles receberão certificados da Uncisal.
O coordenador pedagógico da Escola de Conselhos de Pernambuco, Humberto Miranda, é o responsável pela capacitação dos professores.
“É um projeto que nos faz crescer não apenas como profissionais, mas como seres humanos. É preciso que estejamos todos trabalhando em prol do bem-estar desse público, visto que não somente os conselheiros precisam de formação, mas todos os profissionais envolvidos nesta causa precisam de uma formação profissional continuada”, destaca.
O psicólogo Adalberto Duarte, um dos professores selecionados para o projeto em Alagoas, lançou um olhar crucial no que concerne à sua colaboração na formação de conselheiros e no atendimento a crianças e adolescentes.
“Minha  perspectiva é promover a qualificação especializada ao serviço e ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, afirma.
A secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas, Nelma Nunes, destacou a importância do suporte propiciado pelo Governo do Estado às prefeituras, a fim de que todos os conselheiros tutelares sejam permanentemente  capacitados.
“Existe a necessidade de estruturação dos conselhos de Alagoas, pois, em boa parte dos casos, estes órgãos precisam funcionar adequadamente”, completou Nelma Nunes.