Geral

Saúde promove ações de incentivo à prática de exercício

07/04/2014
Saúde promove ações de incentivo à prática de exercício

    DIA MUNDIAL DAA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, no domingo (6), diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, celebrado nesta segunda-feira (7). Com o tema “Move Alagoas – Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado”, a Sesau proporcionou um dia voltado para a promoção da saúde, com ações no espaço de lazer da Ponta Verde e na Praça do Centenário, no Farol.
Com as parcerias das instituições Cesmac, Estácio FAL, Ufal, Sesc e também da Associação Parkinson de Alagoas (Aspal), a ação sensibilizou os alagoanos sobre a importância da prática esportiva e alimentar para a prevenção de doenças. “Pretendemos incorporar, por meio de ações do dia a dia, hábitos saudáveis que irão auxiliar na qualidade de vida de todos”, incentivou o secretário de Estado da Saúde Jorge Villas Bôas.DIA MUNDIAL DA SAUDE EM P.VERDE E
Com a proposta de promover a atividade física para melhorar a qualidade de vida, foram ofertados serviços como vacinação contra tétano, tríplice viral e hepatite, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, orientação nutricional, prática de atividade física, aula de ginástica, recreação para crianças, pilates, quiropraxia, massoterapia, prevenção e orientação sobre Mal de  Parkinson e cuidados no trânsito.
A diretora estadual de Promoção da Saúde, Eliana Padilha, destacou a importância da ação. “Pretendemos transmitir mensagens que inibam o sedentarismo. Por isso, é essencial estimular bons hábitos, principalmente para as pessoas com idade mais avançada, porque a atividade física contribui na inserção de práticas saudáveis no cotidiano dos idosos”, ressaltou.

Iniciativa – O Programa Paripueira Saudável, que já existe há cinco anos, levou 40 integrantes do grupo de idosos, hipertensos e diabéticos dessa cidade do Litoral Norte para participar da ação no espaço de lazer da Ponta Verde. “Já observamos o resultado positivo da prática de atividades no nosso grupo, como a redução do uso de medicamentos por esses idosos que estão também menos obesos e sedentários”, explicou Nisete Machado, secretária de saúde de Paripueira.
Outro exemplo a ser seguido vem do aposentado José Expedito, 62 anos, que foi abordado na Ponta Verde enquanto fazia sua corrida diária para participar das ações de saúde. “Sou maratonista e sempre pratico atividades físicas. Aprovo a iniciativa e recomendo”, disse. Já para a pesquisadora paulista Daniele Alves, foi através de um passeio pela orla que ela descobriu a iniciativa. “Essa ação é muito boa e é ótimo que ocorra com frequência para incentivar mais participantes”, destacou.

   Praça Centenário – No bairro do Farol, a Praça do Centenário também teve um espaço destinado aos hábitos saudáveis. A psicóloga Cristiane Luna, que mora perto do local, dedicou seu domingo para fazer exames na praça junto com a filha. “A iniciativa é gratificante para a população em todo um contexto, tanto físico  quanto emocional. Qualidade de vida com saúde é ter o corpo e mente em equilíbrio”, ressaltou.