Geral

Programa de turismo sustentável registra avanços em Alagoas

16/04/2014
Programa de turismo sustentável registra avanços em Alagoas

    O Comitê Gestor do projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco se reuniu esta semana para apresentar os resultados obtidos até o momento. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) que, juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), são os órgãos do Governo responsáveis pela gestão do projeto.programaturismo
O objetivo do programa é melhorar o nível de receitas das comunidades de renda mais baixa da região, por meio do desenvolvimento do turismo sustentável. Baseado em quatro componentes, o projeto já avançou em todas as etapas, como a análise de mercado e demanda turística; mapa de carências; formação de redes empresariais; cursos em serviços e gestão de empreendimentos turísticos; ação de sensibilização de boas práticas; software de gestão, material promocional; portal de promoção turística, redes sociais e o aplicativo – que está em fase de criação.
Segundo a coordenadora local do projeto pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), Jannyne Barbosa, o aplicativo de realidade aumentada será finalizado ainda no 1º semestre de 2014. “O aplicativo vai possibilitar que os turistas acessem a relação completa da hotelaria da região, que constará no mapa com todas as coordenadas para chegar ao local desejado”, disse.
O Investimento na região está sendo no valor R$ 4,3 milhões, com recursos aportados por parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo do Estado de Alagoas, Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs).
A coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Andrea Faria, garante o apoio da instituição e diz que o programa hoje contempla todas as etapas que são fundamentais para o desenvolvimento do turismo no território. “O Sebrae está comprometido com o andamento e continuidade do projeto tanto local como em nível nacional”, garantiu.
Os municípios contemplados pelo projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco são Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Penedo, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Belo Monte, São Braz, Traipu e Olho D’Água do Casado.