Geral

Professores da rede estadual são orientados sobre cuidados com a saúde vocal

11/04/2014
Professores da rede estadual são orientados sobre cuidados com a saúde vocal

Rayné Melo disse que professores com problemas de voz são encaminhados ao Nuqay (Foto: José Demétrio)

Rayné Melo disse que professores com problemas de voz são encaminhados ao Nuqay (Foto: José Demétrio)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor (Nuqav), promoveu durante toda esta semana, uma série de palestras com orientações aos professores sobre como cuidar de sua saúde vocal. A ação integrou a Semana da Saúde na Educação, cujo encerramento ocorreu nesta sexta-feira (11) com  diversas atividades e palestras voltadas para a saúde e qualidade de vida dos servidores da pasta e alunos do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
Participaram do programa multiplicadores de saúde vocal “Voz que Ensina” as escolas estaduais Rosalvo Ribeiro, Benedito de Moraes, Maria Salete Gusmão e Moreira e Silva, unidades onde, segundo o Nuqav, foram registrados muitos problemas de saúde vocal entre os professores. O programa tem como objetivo a prevenção de distúrbios da voz e, na ocasião, foram repassadas técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz além de orientações e alertas sobre o bem estar vocal. O projeto contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits)  e da academia Curves.
Com 28 anos de profissão, a professora Rute de Lima participou da oficina ministrada na Escola Benedito de Moraes. No momento, ela se encontra afastada da sala de aula devido a problemas nos nódulos nas cordas vocais. “Na minha época não havia essa preocupação com a voz, eu falava muito e não bebia água porque não sabia o que poderia acontecer. Se naquele tempo eu tivesse essas informações, talvez eu não estivesse afastada da sala de aula”, lamentou.
Segundo Rayné Melo, fonoaudióloga e Chefe do Núcleo de Qualidade de Vida, “os professores que desenvolvem problemas de voz na sala de aula são encaminhados para o médico pelo Núcleo de Qualidade de Vida da SEE” explica.