Geral

Procon e Inmeq concluem fiscalizações para a Semana Santa

16/04/2014
Procon e Inmeq concluem fiscalizações para a Semana Santa

Equipe do Procon fiscaliza balanças em Maceió

Equipe do Procon fiscaliza balanças em Maceió

A operação Procurando Nemo, realizada em parceria pelo Procon/AL e o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), fiscalizou nesta quarta-feira (16) as balanças de peixe da capital. Na véspera da Semana Santa, os órgãos atestaram não só a qualidade do pescado comercializado, mas também a funcionalidade das balanças e sua localização.
Nos três pontos de venda gerenciados pela colônia Z1, os órgãos registraram notificações. De acordo com o Procon, a Z1 deve adequar às modificações propostas pelos fiscais. No retorno dos órgãos, se nada tiver sido feito, os pontos de venda serão autuados e estarão sujeitos à multa. A balança do mercado da produção, no Centro, foi a única a não receber nenhuma notificação.
No Jaraguá e na Ponta Verde os preços não estavam expostos ao público como manda o Procon e as balanças não se apresentavam visíveis ao consumidor. Esse último problema também foi encontrado na balança da Pajuçara, apesar de o estabelecimento cumprir a norma de colocar os preços à mostra.
De acordo com o técnico em metrologia do Inmeq, Alexandro da Silva, é importante que as balanças fiquem à vista porque o próprio consumidor precisa prestar atenção se o item corresponde às adequações previstas em lei. “Além de o comprador ter o direito de ver se o peso dito pelo vendedor está mesmo correto, alguns indícios, como o selo de verificação do Inmetro e a presença de um lacre na balança, denunciam se ela não está adulterada”, lembra Alexandro.
Dona Josefa Maria, que trabalha há 22 anos na balança do Jaraguá, vê a fiscalização como uma aliada. “Não somos contra essas visitas, pelo contrário. A presença dos fiscais é mais uma garantia aos nossos clientes de que vendemos um produto de qualidade”, garantiu.
Desde segunda-feira, 14 de abril, a operação percorreu também supermercados e mercados. Dos 19 estabelecimentos visitados em Maceió, três deles apresentaram irregularidades como produtos com prazo de validade vencido e impróprios para consumo.
O diretor de Fiscalização do Procon/AL, Denys Malta, defendeu o sucesso da operação, e exaltou o seu papel social. “Prestamos com isso esclarecimentos à população, é importante garantir que ele não seja enganado em suas compras”, concluiu.