Geral

Previsão climática indica chuvas dentro da normalidade para o trimestre

26/04/2014
Previsão climática indica chuvas dentro da normalidade para o trimestre

ecretário Luís Napoleão Casado destacou o comprometimento do governo em garantir assistência à população do semiárido

ecretário Luís Napoleão Casado destacou o comprometimento do governo em garantir assistência à população do semiárido

   O relatório final da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste foi divulgado na manhã desta sexta-feira (25). O evento contou com a presença de meteorologistas de diversos órgãos municipais, estaduais e federais de Alagoas, além de representantes da Defesa Civil de vários estados, que participaram dos debates no auditório do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar -AL).
Segundo o relatório, que abrange o período entre os meses de maio a julho de 2014, a previsão de chuvas para todo o Estado apresenta probabilidade de 40% dentro da normalidade, 35% acima da média e 25% abaixo do normal. Essa também é a realidade esperada para os estados de Sergipe e para a região Nordeste da Bahia.
Embora o quadro seja animador, o meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semarh), Vinícius Pinho, ressalva que, apesar do nível de precipitação possa estar dentro da normalidade nos próximos três meses, ainda é importante lembrar que nem todas as regiões do estado receberão a mesma quantidade de chuva. “Podemos apresentar variação espacial e temporal das chuvas. Por isso, nosso papel também é agir sempre com antecedência”, destaca Vinícius.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Luís Napoleão Casado, falou do comprometimento do governo em garantir assistência à população do semiárido. “Nós estamos trabalhando para assegurar que o abastecimento de água para o consumo humano tenha potabilidade, e que ela chegue a todas as regiões”, afirmou.
Casado destacou também o trabalho desempenhado pela Semarh, em parceria com a Defesa Civil Estadual, e a relevância das informações que foram apresentadas durante a reunião. “Os indicativos são importantíssimos, ele serão utilizados para ajudar nas ações de prevenção em Alagoas”,completou o secretário.