Geral

Pescado vendido para Semana Santa será fiscalizado pela Vigilância Sanitária Estadual

10/04/2014
Pescado vendido para Semana Santa será fiscalizado pela Vigilância Sanitária Estadual
Paulo Bezerra orienta os comerciantes

Paulo Bezerra orienta os comerciantes sobre os cuidados adequados com os pescados vendidos Foto: Carla Cleto

    Com a aproximação do feriado da Semana Santa, o consumo de peixes e frutos do mar aumenta consideravelmente. E para garantir que os alagoanos possam consumir estes produtos com segurança, a Vigilância Sanitária Estadual irá realizar, a partir da terça-feira (15), em Marechal Deodoro, um trabalho de fiscalização nos locais de venda e armazenamento dos frutos do mar.
A iniciativa faz parte da Campanha Alimento Seguro, Vida Saudável, onde os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual irão atuar em todo o litoral alagoano. Além de Marechal Deodoro, as ações irão ocorrer na Barra de São Miguel, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maragogi, Japaratinga e na Praia do Francês.

 Dicas – Mas apesar da fiscalização, a Vigilância Sanitária orienta os consumidores a tomarem precauções na hora da compra. De acordo com diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, os consumidores devem observar as condições de higiene do local onde o pescado é comercializado e a qualidade dos produtos expostos.
Paulo Bezerra orienta que os comerciantes que trabalham com peixes devem sempre usar luvas e avental de proteção, além de manter os frutos do mar protegidos do sol e insetos. O diretor da Vigilância Sanitária destacou que a primeira dica é observar se o peixe possui seu odor característico, em seguida o comprador deve pressionar os dedos no peixe, confirmando sua firmeza. “Quando o peixe não retoma sua forma, após ser pressionado, é um sinal de risco para consumo”, destacou.
Paulo Bezerra também alertou para checagem das escamas, que devem estar presas ao corpo do peixe. Já no caso do camarão, deve-se observar se a cabeça está presa ao corpo. Já o sururu não pode se desmanchar com a pressão.

 Denúncias – Durante o período da Semana Santa, a Vigilância Sanitária irá trabalhar com atendimento a denúncias pelos telefones 3315-3779/6691/ 8752-2790 (plantão móvel) ou ainda na própria Sede da Vigilância Sanitária Estadual, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 50 – Centro – Maceió/AL.