Artigos

Pastor Tavares

16/04/2014
Pastor Tavares

Cursava a segunda série do Curso Ginasial, no Colégio Batista Alagoano. O professor de português entra na sala de aula. Sua figura é imponente. Quase um metro e noventa centímetros de altura. Embora bastante magro, não transmite uma imagem de fragilidade. Pelo contrário, parece que uma força interior impregna sua personalidade. Dominou facilmente aquele grupo de estudantes. Profundo conhecedor do latim, era íntimo das origens do nosso idioma. Esse foi o meu primeiro encontro com o Pastor José Tavares de Souza. Nossas vidas voltariam a encontrar-se em várias oportunidades.
Comecei a trabalhar, aos dezesseis anos de idade, na Prefeitura de Maceió. O professor Tavares exercia a Direção Geral de Administração. Foi um grande apoio em minha carreira profissional. Anos depois, o substituiria nos cargos de Diretor de Administração e Secretário-Geral da Prefeitura.
Pastor da Primeira Igreja Batista de Maceió, durante mais de cinqüenta anos, o professor José Tavares, além dos ensinamentos da Bíblia, realizou um trabalho social altamente meritório, através do lar do Bom Samaritano.
Milhares de pessoas receberam o chamamento de Deus e modificaram seus destinos, graças à sua ação pastoral. Ele foi um bom exemplo da assertiva de Querer é Poder. O sucesso, uma vida útil e plena apoiam-se na prática do pensamento positivo (orações), vontade forte, objetivo definido e trabalho constante. Aqueles que seguem esses ensinamentos, apesar dos percalços, serão vitoriosos.
Aprendi, com ele, que devemos sempre fazer o bem. Fazer o bem sem esperar retribuição. Se alguém que recebeu uma gentileza nossa, for reconhecido, ótimo. Caso não seja, o problema não é nosso, é dele. O ingrato, por si é destruído.
Apoiado nessas lições, passei a compreender a fragilidade humana. Pessoas, a quem concedi posições de tal destaque, que, nem nos seus mais caros sonhos imaginaram exercer, inventam os motivos mais falsos e fúteis para justificarem suas ingratidões. Na verdade, são dignas, apenas, de piedade ou, no máximo, de desprezo.
Governador de Alagoas, convidei o professor José Tavares para compor alguns Conselhos do Estado. Ele dignificou esses Colegiados.
Posso sintetizar as lições do estimado Pastor, quando me encontro diante de um problema, na atitude de rezar, pensar, estudar, crer e prosseguir. Sua amizade foi, realmente, uma dádiva.