Geral

Palmeira dos Índios recebe capacitação em Educação para o Trânsito

29/04/2014
Palmeira dos Índios recebe capacitação em Educação para o Trânsito

Evento abordou temas como meio ambiente e cidadania, trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, sinalização de trânsito, entre outros

Evento abordou temas como meio ambiente e cidadania, trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, sinalização de trânsito, entre outros

  Promover a conscientização de alunos e professores, viabilizar o acesso à informação e normas de trânsito, bem como permitir ao jovem a reflexão sobre suas atitudes e responsabilidade no trânsito são os objetivos da formação em Educação do Trânsito, realizada em Palmeira dos Índios, nesta terça-feira (29), tendo como público-alvo os professores da 3ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE).
O evento, ministrado pelo pesquisador da empresa Tecnodata Educacional, Celso Mariano, em parceria com Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), abordou temas como meio ambiente e cidadania, trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, sinalização de trânsito, entre outros.
Cada professor participante recebeu um kit contendo material didático em DVD´s, CD´s, apostilas ilustradas e manuais de consulta. O material será utilizado em sala de aula com o objetivo de mostrar como os alunos do ensino médio devem incorporar valores, habilidades e comportamento no cotidiano.
Celso Mariano explica que o trânsito, como tema transversal, envolve todos os seres humanos, num contexto onde o tema não se resume a veículos, congestionamentos, acidentes e motoristas, mas sim, uma relação maior que abrange toda a sociedade. “O trânsito é considerado o maior espaço social existente, lugar de constantes relações e interações e os professores serão agentes multiplicadores desse tema em salas de aula”, sintetizou.
Para ele, o objetivo da Educação de Trânsito para adultos é despertar uma consciência de segurança e responsabilidade no trânsito. “Os professores terão à sua disposição orientações e recursos didáticos nas mais variadas mídias, o que vai facilitar e diversificar a linguagem dentro do processo de ensino e, consequentemente, propiciar um aprendizado para os alunos do ensino médio”, afirma Celso Mariano.
A professora da Escola Estadual Higínio Barbosa, Simônia Mendonça, reconhece que a formação será de extrema importância para a comunidade escolar, já que os alunos, na sua maioria, utilizam a moto como meio de transporte. “Será mais uma ferramenta para conscientizar os alunos sobre os perigos no trânsito, uma vez que muito deles sequer usam os equipamentos de segurança”, observou Simônia.
Para a técnica da 3ª CRE, Bernadete Fernandes, a formação é importante para os professores e alunos, bem como para a comunidade. Ela assegurou que a temática será aplicada em sala de aula e o material produzido durante a formação será socializado.