Cidades

Palmeira dos Índios: Pesquisadores da Uneal poderão aprimorar pesquisas em laboratório de Geografia Física

15/04/2014
Palmeira dos Índios: Pesquisadores da Uneal poderão aprimorar pesquisas em laboratório de Geografia Física

Laboratório foi inaugurado e trabalhos já começaram, contribuindo com pesquisas

Laboratório foi inaugurado e trabalhos já começaram, contribuindo com pesquisas

Os estudantes e professores do curso de Geografia do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Palmeira dos Índios, poderão ter um maior contato com a ciência. Isto porque já está em funcionamento o Laboratório de Geografia Física, inaugurado na quinta-feira (10) e coordenado pelo professor Ailton Feitosa.
Com a iniciativa, será possível ampliar os trabalhos científicos. “Serão desenvolvidas pesquisas ligadas às áreas de Geologia, de solos e recursos hídricos, com a finalidade de caracterização e análises de suas estruturas físicas, granulométricas, pH, densidade, condutividade e umidade”, explicou Ailton Feitosa.
O laboratório também poderá ser usado como apoio para as atividades dos demais professores, tanto do Campus onde está instalado quanto das demais unidades da instituição. “Será possível realizar levantamentos e mapeamento de áreas de interesse dos professores que precisarem de apoio e colaboração nas suas atividades de pesquisa, principalmente nas atividades de trabalhos de conclusão de curso ligados a essas áreas”, disse.
Os trabalhos no laboratório já começaram com a contribuição dos docentes Josefa Adriana Cavalcante Ferro (Geografia), Sandro Guedes Fernandes (Matemática) e Almir Bispo dos Santos (Pedagogia), com a coordenação do professor Almir Feitosa. Também participam das pesquisas seis estudantes do curso de Geografia e mais três do curso de Ciências Biológicas.
“Os professores e alunos que fazem parte da equipe do Lab.Geo estão desenvolvendo atividades de pesquisas na área de zoneamento e caracterização de áreas de várzeas no semiárido; mapeamento para revitalização e caracterização de áreas de nascentes do Rio Coruripe; e na caracterização física de solos como vistas à ferti-irrigação em duas localidades do semiárido alagoano”, acrescentou Feitosa.
O projeto teve financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa em Alagoas (Fapeal) e ainda contou com recursos da Uneal para a compra dos equipamentos necessários ao desenvolvimento dos estudos.

    Inauguração

Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa; o vice-reitor, professor Clébio Correia; a pró-reitora de Graduação, professora Mary Selma Ramalho; o diretor do Campus III, professor Mário Agra, além de estudantes e docentes da unidade.