Geral

Mutirão da paternidade é tema do ‘Em dia com a Justiça’, da TV Tribunal

28/04/2014
Mutirão da paternidade é tema do ‘Em dia com a Justiça’, da TV Tribunal

    mutiraopaterO Em Dia com a Justiça, programa semanal feito pela Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), traz nesta semana matérias sobre o mutirão da paternidade e o mutirão administrativo, ambos realizados a fim de dar celeridade ao trâmite de processos. Os dois aconteceram na sede da Escola Superior da Magistratura (Esmal).
O Mutirão da Paternidade tratou dos processos de reconhecimento de filiação oriundos de Varas da Família de Maceió. Centenas de crianças, mães e supostos pais se submeteram a coleta de sangue para verificação do código genético.
O mutirão administrativo reuniu representantes de departamentos e divisões do TJ/AL a fim de agilizar processos internos que encontram dificuldades em avançar. Para resolver as pendências que emperram o trâmite processual foram montadas quatro mesas para análise das peças processuais.
Em cada grupo, havia um representante da Procuradoria; do Departamento de Compras e Aquisições (DCA); do Controle Interno (DIACI); da Subdireção; da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP); e do setor interessado diretamente pelo processo.
Outra matéria do programa também tem relação com a agilidade no fluxo de processos dentro do Tribunal. Um curso, destinado a servidores do TJ e ministrado por professores do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, ensinou como preparar um manual de procedimentos a ser adotado em cada um dos setores que compõem a Justiça. A intenção é criar uma rotina de trabalho para todos os servidores.
A equipe de reportagem do Em Dia com a Justiça mostra a nova localização do cartório que teve a sua sede interditada devido ao desabamento ocorrido no moinho Mostrisa, no bairro do Poço. O Cartório de Registro Civil e Notas do 2º Distrito da Capital estava sem funcionar há mais de duas semanas.
O Em Dia com a Justiça é exibido de segunda-feira a sexta-feira, às 14h15, na TV Educativa, Canal 3. A produção do programa é da Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Alagoas.