Geral

Municípios participam de capacitação do Cadastro Rural Ambiental

01/04/2014
Municípios participam de capacitação do Cadastro Rural Ambiental

  IMAcadastramento  Realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a segunda capacitação do Sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aconteceu na última sexta-feira (28), na cidade de Teotônio Vilela. Representantes de nove prefeituras da Região Sul do Estado estiveram presentes no evento, onde conheceram melhor o portal por onde será realizado o cadastro, bem como puderam esclarecer dúvidas sobre as informações que devem ser fornecidas.
O CAR será obrigatório e deve ser realizado por todas as pessoas que tenham alguma propriedade rural. É um programa de registro eletrônico criado pelo governo federal para cadastrar imóveis rurais e georreferenciar as Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, Áreas de Uso Restrito e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
A capacitação está sendo oferecida pelo IMA, através de uma equipe do setor de Gestão Florestal, a todas as prefeituras para que cada cidade tenha pessoas capacitadas para realizar e auxiliar os proprietários rurais no momento do cadastro.
Sobre a importância do CAR, o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, explicou, entre outras questões, que “será a oportunidade de fazer a documentação das terras e demarcar oficialmente a propriedade rural. Atualmente, muitos proprietários não têm nenhum documento que comprove a dimensão de suas terras ou os limites que elas têm, por exemplo”, falou.
A iniciativa do IMA em levar essas informações para os municípios tem sido aprovada por quem participa da capacitação. O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do município de Roteiro, Alfredo Alves, enfatizou a necessidade da atividade. “Este momento é extremamente importante. Nós temos a oportunidade de tirar dúvidas. É necessário que todos participem para que possamos ficar a par das demandas e repassá-las as pessoas dos nossos municípios”, reconheceu.
Representantes de nove cidades, das dezesseis que foram convidadas, estiveram presentes no evento. Eles eram de Teotônio Vilela, Jequiá da Praia, Igreja Nova, Roteiro, Junqueiro, Piaçabuçu, Barra de São Miguel, Boca da Mata e Coruripe.