Geral

Ministro Henrique Paim elege prioridades para a Educação em 2014

05/04/2014
Ministro Henrique Paim elege prioridades para a Educação em 2014

Professor Gabriel Mario Rodrigues entregou uma placa em homenagem aos serviços prestados pelo ministro Henrique Paim à educação brasileira

Professor Gabriel Mario Rodrigues entregou uma placa em homenagem aos serviços prestados pelo ministro Henrique Paim à educação brasileira

O ministro da Educação, Henrique Paim, elegeu a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes) no Congresso Nacional; além da expansão do financiamento dos programas sociais, como o Prouni e o FIES; e melhorar a qualidade da formação dos professores como prioridades da pasta para o ano de 2014.
Paim falou sobre os desafios na abertura do VII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que acontece até este sábado (5), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió (AL). A organização é do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior.
Paim afirmou que o MEC já trabalha para adequar sua estrutura e atender as metas do PNE, entre elas a que prevê a ampliação de 18% para 33% o percentual de alunos, entre 18 e 24 anos, matriculados na graduação. A entrada de um número maior de jovens permitirá também que se busque o equilíbrio entre os alunos do Ensino Superior matriculados em instituições públicas e privadas.
“Hoje, o papel das particulares na formação dos jovens brasileiros é fundamental, pois respondem por 77% dos alunos graduados. Este dado reforça também a imensa responsabilidade dos gestores do ensino privado”, avaliou o ministro. Outro foco apontado por Paim é aprovar, ainda no primeiro semestre, a criação do Insaes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para ele, não é possível que até quatro secretarias fiquem envolvidas com a supervisão dos cursos, além de suas atribuições normais.
“O MEC está em diálogo constante com o Fórum para encontrar um consenso e avançar na aprovação do texto. Acredito que já estamos na reta final deste processo”, disse em sua palestra.
A aprovação do Insaes, complementou Henrique Paim, implicará também no avanço de outra prioridade para o MEC em 2014: a expansão do financiamento aos programas sociais do segmento, principalmente do Prouni e FIES. “A liberação do FIES para alunos da graduação EAD depende de regulação, que só avançará após o Insaes ser criado, pois ele terá o papel legal de supervisionar o uso dos recursos e a frequência dos estudantes”.
Grande parte da palestra do ministro da Educação foi dedicada à valorização do processo de formação dos professores. Entre os objetivos da pasta está o incentivo para que os docentes tenham acesso facilitado, entre outras coisas, à pós-graduação. “Novamente quero ressaltar a parceria entre o governo federal e as instituições de ensino superior particulares. Se a maior parte dos professores já é formada fora da rede pública, a tendência é que a procura pela especialização em escolas privadas também seja em proporção superior. Novamente o diálogo com o Fórum tem dado grande contribuição para anunciarmos novidades em breve”, encerrou Henrique Paim.
Além do ministro, participam do VII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), Jorge Messias; o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Sperle; e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo.
O secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e organizador do Congresso, professor Gabriel Mario Rodrigues, entregou uma placa em homenagem aos serviços prestados pelo ministro Henrique Paim à educação brasileira. Em seu discurso, o dirigente destacou o papel do setor privado no desenvolvimento sócio-econômico do País, “se tornando um parceiro do Estado na oferta da Educação Superior”. Também elogiou o diálogo do MEC com a iniciativa privada, via Fórum, e o pioneirismo na discussão da importância da tecnologia para o ensino e o aprendizado.

   Sobre o Fórum – O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular tem como principal objetivo a mobilização do setor privado na elaboração de propostas consistentes e fundamentadas de interesse do setor. É formado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino superior no Estado de São Paulo (Semesp).

SERVIÇO:

VII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

Data: 3 a 5 de abril

Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta – Maceió (AL)

Mais informações: http://www.cbesp.com.br/pages/home.php