Cidades

Marlan busca apoio para renegociar dívidas de agricultores de Limoeiro e Taquarana

06/04/2014
Marlan busca apoio para renegociar dívidas de agricultores de Limoeiro e Taquarana
Prefeito Marlan se reúne com Benedito de Lira

Prefeito Marlan se reúne com Benedito de Lira

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, viajou essa semana para Brasília para tratar de uma série de demandas do município, em especial a questão da renegociação das dívidas de pequenos e médios produtores rurais que enfrentam sérios prejuízos em decorrência da estiagem.
Em reunião com o senador Benedito de Lira, o prefeito solicitou a intermediação do parlamentar junto ao Banco do Nordeste e Banco do Brasil, no atendimento às reivindicações dos agricultores limoeirenses e também da cidade de Taquarana. O secretário municipal de Finanças, Maciel Oliveira, acompanhou o prefeito na reunião
A intenção do prefeito Marlan Ferreira é garantir a prorrogação do prazo estabelecido pelo governo federal para que os agricultores possam quitar seus débitos junto às duas instituições financeiras, expirado em 30 de dezembro de 2013.
O pedido de situação de emergência em Limoeiro foi encaminhado a Brasília em outubro de 2013, mas o reconhecimento só foi efetivado em 27 de janeiro de 2014, com a publicação da portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Diário Oficial da União, o que impediu que os agricultores fossem beneficiados com a renegociação de suas dívidas.
“Limoeiro de Anadia vem sofrendo as consequências da estiagem desde outubro de 2012. O primeiro decreto solicitando o reconhecimento de situação de emergência foi enviado em outubro de 2013, mas foi indeferido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Em dezembro reenviamos a solicitação, que só foi acatada em janeiro deste ano”, disse o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.
O decreto federal tomou como base os dados contidos do Formulário de Informações de Desastre (Fide), enviado a Brasília pelo Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Limoeiro, no qual foram descritos os danos ocasionados pela seca.
O reconhecimento federal é essencial para que sejam tomadas as medidas emergenciais cabíveis para minimizar a situação de anormalidade vivenciada no município.
Em Limoeiro de Anadia, os prejuízos causados pela seca já ultrapassam a casa dos R$ 8 milhões, tanto na agricultura quanto na pecuária e na produção da cana-de-açúcar. Entre os danos destacam-se a queda significativa da produção agrícola, com perdas parciais e até total em diversas lavouras; redução de peso no gado de corte e até a morte de animais; queda na produção canavieira e o esvaziamento de cerca de 80% das barragens, que são utilizadas no sistema de irrigação e para o consumo animal.
Os produtores de Limoeiro de Anadia vêm acumulando sérios prejuízos ao longo desses dois anos. Os custos para salvar as lavouras e os animais ficaram muito mais altos, causando o endividamento da maioria deles.