Geral

Mais de 80 mil adolescentes foram vacinadas contra HPV

14/04/2014
Mais de 80 mil adolescentes foram vacinadas contra HPV

Vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde

Vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde

A vacina contra o HPV continua disponibilizada nos postos de saúde dos municípios alagoanos. Segundo dados do Programa Nacional de Humanização (PNI), até as 15h desta segunda-feira (14), durante a campanha em Alagoas, foram imunizadas 81.168 adolescentes, correspondendo a 83,43% da meta de vacinação.
Em Alagoas, a meta é vacinar 97.285 adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. De acordo com a gerente estadual de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Denise Castro, as adolescentes que ainda não foram vacinadas contra o HPV podem ser imunizadas nos postos de saúde.
A campanha, que ocorreu no período de 10 de março a 10 de abril, foi realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os governos estaduais e municipais.  De acordo com Denise Castro, com a vacinação o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.
Utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.
Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.