Geral

Mais de 7 mil atendimentos foram realizados pela Secretaria de Saúde durante feriadão da Páscoa

22/04/2014
Mais de 7 mil atendimentos foram realizados pela Secretaria de Saúde durante feriadão da Páscoa

  atendimento_no_hge  Durante a Operação Páscoa, realizada da quinta-feira (17) até a segunda-feira (21), as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram 7.192 atendimentos. Para assegurar atendimento qualificado e humanizado aos alagoanos, mais de 8 mil servidores trabalharam em regime de plantão no Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste (UEA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ambulatórios 24 Horas e Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar).
A exemplo dos anos anteriores, o maior número de atendimentos foi registrado no HGE, localizado em Maceió. Nos cinco dias do feriado, 1.941 pacientes deram entrada na unidade, contabilizando aproximadamente 388 usuários diários, representando uma média inferior à Operação Páscoa de 2013, quando foram atendidos 475 pacientes por dia. Do total de atendimentos registrados no HGE durante o feriadão, 1.114 foram casos clínicos, 511 acidentes casuais, 205 acidentes de trânsito, 69 agressões e 29 acidentes de trabalho, além de 7 queimaduras e 6 tentativas de suicídio.
Nos cinco Ambulatórios 24 Horas foram registrados 3.873 atendimentos durante os cinco dias do feriadão, sendo 975 no Assis Chateaubriand, situado no Tabuleiro do Martins e 933 no João Fireman, localizado no Jacintinho. No Denilma Bulhões, situado no Benedito Bentes, houve o registro de 861 atendimentos; no Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira, foram atendidas 615 pessoas e, no Noélia Lessa, na Levada, 489 usuários procuraram os serviços da unidade.

 Samu – No Samu foram atendidas 1.252 pessoas da quinta-feira (17) até a segunda (21), sendo 823 pela Central Maceió e 429 pela Central Arapiraca. Das 6.248 ligações reguladas em Maceió, 4.528 foram trotes, o que corresponde a 72,47% das ligações recebidas durante o feriadão. E do total de atendimentos realizados nos municípios regulados pela Central Maceió, 458 ocorreram por meio de orientação telefônica e 365 através das Unidades de Suporte Básico (UBSs) e Unidades de Suporte Avançado (USAs).
Já na Unidade de Emergência do Agreste, situada em Arapiraca, 593 atendimentos foram registrados durante a Operação Páscoa. Assim como ocorreu em 2013, as vítimas de acidentes de trânsito lideraram o número de ocorrências, com 343 internações. Desse total, 138 pessoas foram atendidas após se envolverem em acidentes com motocicletas e 205 em razão de terem sofrido outros acidentes automobilísticos. Os casos de agressões contabilizaram 23 ocorrências, sendo 6 vítimas de agressões por arma de fogo, 3 por arma branca, 2 por pauladas e 12 de por motivos diversos.

 Distribuição de Sangue – Quanto à distribuição de sangue para os hospitais e maternidades públicas do Estado, o Hemoal e Hemoar dispensaram 126 bolsas durante o feriadão. O maior consumidor de sangue foi o HGE, que solicitou 40 bolsas, seguido pelo Hospital do Açúcar, que recebeu 34, pela Maternidade Escola Santa Mônica, que requisitou 25, e pelo Hospital Escola Hélvio Auto, que necessitou de 16 bolsas.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, não houve o registro de nenhum incidente durante a Operação Páscoa. “Temos que parabenizar o comprometimento de todos os nossos servidores plantonistas, que atuaram com profissionalismo durante os cinco dias do feriadão, além de agradecer aos alagoanos que atenderam o nosso apelo, candidatando-se à doação de sangue no Hemoal e Hemoar”, ressalou.
Jorge Villas Bôas voltou a enfatizar que a população não deve procurar o HGE com sintomas clínicos de menor gravidade, a exemplo de diarreias, vômitos, dor de cabeça, gripes, micoses e pequenos ferimentos. “Esse perfil de paciente deve procurar os postos de saúde mais próximos de casa. Se for casos de urgência, o recomendado é dirigir-se aos Ambulatórios 24 Horas”, ressaltou.