Cidades

Limoeiro de Anadia realiza sábado Dia D de vacinação contra a gripe

25/04/2014
Limoeiro de Anadia realiza sábado Dia D de vacinação contra a gripe

   Gripe A Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia realiza neste sábado, dia 26 de abril, o Dia “D” de Vacinação Contra a Gripe. As ações são coordenadas pelo Programa de Imunização do município. As vacinas estarão à disposição da população no Centro de Saúde de Limoeiro e nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Pé Leve e do povoado Genipapo, das 8h às 17 horas. Haverá distribuição de pipoca e pirulito para a garotada, além de apresentação do palhaço Carambola.
Podem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, indígenas, presidiários, pacientes com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e profissionais da área de saúde. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.
Em Limoeiro de Anadia deverão ser imunizadas 5.608 pessoas, segundo a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desse total, 1.941 são crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, 457 profissionais do setor de saúde, 272 gestantes, 45 mulheres que tiveram filhos recentemente, 2.614 idosos e 281 portadores de doenças crônicas.
O Dia “D” de Vacinação faz parte da campanha desencadeada nacionalmente pelo Ministério da Saúde no último dia 22 de abril, com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A mobilização prossegue até o dia 9 de maio e é realizada em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País.
Após o Dia “D” de vacinação deste sábado (26), a campanha prossegue normalmente em Limoeiro de Anadia até o dia 9 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

 Influenza – A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e até à morte, principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves existe dificuldade respiratória, que geralmente requer hospitalização.