Geral

Limoeiro de Anadia atinge índice de 100% de cobertura do CadÚnico

29/04/2014
Limoeiro de Anadia atinge índice de  100% de cobertura do CadÚnico

   Cad do Bolsa Fam em Limo O município de Limoeiro de Anadia atingiu o índice de 100% de cobertura cadastral do CadÚnico para a inserção de famílias em programas sociais do governo federal, a exemplo do Bolsa Família. Ao todo, foram cadastradas 5.438 famílias, superando, inclusive, a estimativa do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que era de 5.134 famílias.
Em Limoeiro de Anadia, o cadastro relativo ao ano de 2013 foi iniciado em fevereiro e encerrado em outubro. O levantamento das informações ficou sob a responsabilidade de dez servidores lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os governos municipais e estudais, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.
O CadÚnico permite conhecer a realidade socioeconômica da população, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos membros da família.
As informações permitem ao governo federal formular e implementar políticas específicas que contribuam para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.
Segundo o gestor municipal do Cadúnico e coordenador do Programa Bolsa Família em Limoeiro de Anadia, José Genésio Cavalcante Lira, o total de recursos financeiros pagos em benefícios as famílias incluídas em programas federais é de R$ 831.538,00. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam.

   Bolsa Família – O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país e é parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria, promovendo o alívio imediato da pobreza, reforçando o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e a ações e programas complementares de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.