Geral

Juiz visita ONG que trata de dependentes químicos em Marechal

29/04/2014
Juiz visita ONG que trata de dependentes químicos em Marechal

 Juiz Celyrio Adamastor, médicos do TJ/AL e integrantes do Fórum de Combate às Drogas durante visita


Juiz Celyrio Adamastor, médicos do TJ/AL e integrantes do Fórum de Combate às Drogas durante visita

  Na manhã desta terça-feira (29), o juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly, titular do 3º Juizado Especial Cível e Criminal da Capital (JECC), visitou a Comunidade Nova Jericó, no município de Marechal Deodoro, que trata de dependentes químicos. A visita faz parte de uma medida estabelecida pelo Juizado para conhecer e selecionar unidades terapêuticas para onde o Fórum Permanente de Combate às Drogas possa encaminhar usuários de drogas do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Seguido por uma equipe formada por médicos do Tribunal e servidores do Fórum de Combate às Drogas, o magistrado acompanhou as ações da unidade, com visita a todas as instalações para entender como é realizado o tratamento dos internos. A Comunidade dispõe de alojamentos, área de lazer, espaços recreativo e religioso e conta com trabalho de missionários voluntários.

    Ex-presidiário em tratamento emociona magistrado

O juiz Celyrio Adamastor, que lida diariamente com processos que envolvem o uso ou tráfico de drogas, se emocionou ao se deparar com a recuperação de Adriano Soares de Araújo, ex-dependente químico que cumpriu pena de 5 anos, por porte ilegal de arma, cuja prisão foi decretada pelo magistrado. Emocionado, antes de tocar uma música dedicada ao magistrado, Adriano afirmou que ouviu incentivos do juiz para ser um cidadão de bem.
“Eu tenho uma doença que se chama ‘dependência química’ e ela está sempre ao meu lado, mas nada para Deus é impossível. Temos que acreditar que o dependente químico tem restauração, tem mudança, só precisa de uma ajuda, de uma palavra de conforto. Eu já perdi para as drogas, mas estou restaurado”, afirmou Adriano, que já pensa na obra missionária.
Hoje, ele integra um grupo musical na igreja da comunidade, tocando bateria, e afirma que pretende passar o que aprendeu para os que usam drogas, com uma palavra missionária.
Adriano Soares de Araújo cometeu crimes no mesmo período em que usava drogas, quando foi decretada sua prisão. Após cumprir pena determinada pela Justiça, ele procurou ajuda na Comunidade e já compartilha sua experiência com os que chegam na unidade. O ex-dependente químico afirma que acredita no tratamento integrado com o cuidado oferecido pela unidade Nova Jericó.
A médica Astéria Maria Alves aprovou a unidade, por apresentar instalações e tratamento adequados à recuperação dos ex-usuários de drogas. “Eles oferecem apoio psicológico, núcleos de formação, terapia ocupacional, e todos os dias os internos têm horário para lazer, para evangelização, além de cuidados com horta e animais, por isso eu senti que existe conforto. A unidade é, realmente, completa”, afirmou Astéria.

 O Fórum de Combate às Drogas

O consumo de drogas está inserido no cotidiano de muitas crianças, adolescentes e adultos que vivem em situação de rua, na capital alagoana. Com base nesse contexto, o TJ/AL firmou parceria com o Fórum de Combate às Drogas, que em conjunto com o setor médico do Judiciário, visa promover políticas de informação voltadas a conscientização dos efeitos causados pela dependência química.
Quando detectada a dependência química de servidores, o núcleo poderá encaminhá-los às unidades preparadas para realizar o correto tratamento. Outras comunidades do estado também serão visitadas, como forma de garantir um tratamento seguro.
“Nosso objetivo é conhecer tudo o que existe e fazer uma seleção dos tipos de tratamento oferecidos em nosso estado”, comentou Noélia Costa Amaral, presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas.