Geral

Judô encerra participação na LDU de Lutas 2014

27/04/2014

DSC08168Depois de dois dias de combates nos tatames montados no Ginásio Esportivo do Colégio Marista, em Maceió (AL), os judocas universitários do Brasil encerraram neste sábado (26), sua participação na 6ª edição da Liga do Desporto Universitário de Lutas 2014, com a competição por equipes. A equipe da Uninassau (PE) foram os vencedores nos dois naipes e no geral.
Os pernambucanos acrescentaram mais três medalhas de ouro às nove conquistadas ontem (25), nos individuais, doze no total (quatro de ouros, três pratas e cinco bronzes). Para o técnico de Judô da Uninassau, Prof. Clayton Alves, a conquista traz benefícios para os atletas e a Instituição.
DSC09201“Já é terceira vez que participamos da LDU de Lutas, mas pela primeira vez competimos com a equipe completa. Todos esses títulos ajudam a pontuar no Troféu Eficiência da CBDU 2014, além de servir de preparação para o JUB’s, em Aracajú”, destacou Clayton.
Completou o pódio na competição por equipes femininas, a equipe da UFAL (AL). Enquanto no masculino a equipe da IBESA (AL) terminou em segundo, seguidos dos judocas da AAANB (DF), em terceiro.
Para Irâ Candido, coordenador da competição de judô, a competição ser realizada em Alagoas permitiu uma participação mais efetiva do Judô Norte/Nordeste na LDU. “ O torneio ascendeu o judô universitário nesta região. Os atletas puderam interagir com e trocar experiências com os atletas participantes de competições nacionais e internacionais”, disse Irâ.
O Judô é um dos principais esportes do Brasil na Universiade de verão (Jogos Mundiais Universitários). Só em Kazan 2013 foram conquistadas seis medalhas: duas de ouro com Rochele Nunes (+78 kg) eKetleyn Quadros (-57kg); prata com Rochele Nunes (Absoluto); e bronze com David Silva (Absoluto), Rafael Buzacarini (-100kg) e por equipes. A modalidade volta à ação no calendário de 2014, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), de 28/10 a 09/11, em Aracajú (SE).
A LDU de Lutas 2014 encerra neste domingo (27), em Maceió, com os confrontos nas modalidades do Taekwondo e Karatê. O Torneio serve de seletiva nacional para os Mundiais Universitários, Taekwondo em Hohot (China), de 08 a 14/06 e Karatê em Bar (Montenegro), de 29 a 22/06. A entrada para o público é gratuita.
A Liga do Desporto Universitário de Lutas 2014 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário com o apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de incentivo ao esporte do Governo Federal e Agência de marketing esportivo Koch Tavares, patrocínio do Banco Itaú. Apoio local: Federação Alagoana do Desporto Universitário.