Geral

IML de Maceió terá sala especial para atendimento de crianças vítimas de violência

07/04/2014
IML de Maceió terá sala especial para atendimento de crianças vítimas de violência

  IML  Nesta terça-feira, 08, a direção Geral da Perícia Oficial e a Direção do Instituto Médico Legal Estácio de Lima irão inaugurar o “Núcleo de Apoio Psicossocial – NAPS” da unidade Maceió. O local será um espaço exclusivo destinado ao atendimento prioritário e ao tratamento humanizado para crianças vítimas de violência no Estado.
O espaço funcionará com plantão presencial de médico legista para o exame de corpo de delito e por duas psicólogas que serão responsáveis pela consulta antes do exame, garantindo as crianças de 0 a 12 anos um atendimento totalmente humanizado. Para isso, toda a área do núcleo recebeu uma decoração infantil, e contará com uma brinquedoteca equipada com livros, jogos, e brinquedos.
O diretor do IML Luiz Mansur explica que a abertura do Núcleo na unidade de Maceió foi idealizada pelos próprios funcionários do órgão, que se sensibilizaram com alto registro de casos e decidiram por conta própria montar o espaço. Na visão do médico o núcleo, que contou com o patrocínio da ONG Parceiros da Vida, trará muitos benefícios para às crianças dos 50 municípios atendidos pelo órgão.
Em 2013, o IML de Maceió registrou 511 atendimentos para crianças de zero a 12 anos, desse total, 217 exames foram em vítimas de lesão corporal, 242 exames em vítimas de estupro com conjunção carnal, e 52 exames de estupro por ato libidinoso. Este ano, só nos três primeiros meses (janeiro a março), o IML já contabilizou 149 atendimentos a mesma faixa etária de crianças, sendo 76 por lesão corporal, 64 por estupros com conjunção carnal e 9 estupros por ato libidinoso.
Segundo a psicóloga Rita Carla Sales, apesar dos esforços dos funcionários em médicos do IML, todas essas crianças eram atendidas de forma precária, e isso terminava atrapalhando o atendimento e o resultado do exame, já que as crianças não se sentiam a vontade. “Antes do núcleo, as crianças eram atendidas como um paciente comum. Agora com esse novo espaço será possível oferecer uma melhor qualidade na assistência e proporcionar um maior aconchego para essas crianças”, destacou a psicóloga.
Para a abertura oficial do núcleo foi marcado uma visita de uma comissão formada por integrantes da segurança pública, da justiça e de órgãos que lutam contra os crimes que vitimizam crianças. A visitação acontecerá às 10h00, na sede do IML de Maceió.