Geral

Hemoal suspende fornecimento de sangue para cirurgias eletivas

15/04/2014
Hemoal suspende fornecimento de sangue para cirurgias eletivas

Estoque do Hemoal está sem nenhuma bolsa das tipagens B e AB Positivas, nem A, B e AB Negativas

Estoque do Hemoal está sem nenhuma bolsa das tipagens B e AB Positivas, nem A, B e AB Negativas

  O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) suspendeu a liberação de sangue para cirurgias eletivas. A medida foi adotada porque a unidade encontra-se com apenas 35% do estoque mínimo necessário, já que deveria dispor de 300 bolsas, mas só contava com 107 até às 12h desta terça-feira (15).
Para ter ideia do estado crítico em que se encontra o estoque de sangue do Hemoal, não há nenhuma bolsa das tipagens B e AB Positivas, nem A, B e AB Negativas. Uma situação que é classificada como “dramática” pela diretora da unidade, Verônica Guedes, uma vez que faltam apenas dois dias para o início do feriado da Páscoa, quando o consumo de sangue aumenta 50%.
“Realizamos a Campanha de Doação de Sangue para a Páscoa, mas não tivemos a adesão esperada. Além disso, ocorreu uma série de acidentes graves em Alagoas, a exemplo do registrado semana passada, quando 12 passageiros de uma van ficaram gravemente feridos”, exemplifica a diretora do Hemoal, ao apelar aos alagoanos para que se candidatem à doação de sangue.

    Prevenção

Como medida preventiva para estabilizar o estoque de sangue, o Hemoal irá realizar uma coleta externa nesta quarta-feira (16). Para isso, no período das 8h às 16h, a unidade móvel estará no Calçadão do Comércio, em frente à Central Já do Centro de Maceió.
Outra medida emergencial será a abertura da unidade Trapiche durante o ponto facultativo da desta quinta-feira (17). Mas até esta quarta-feira (16), no período das 7h30 às 11h, as doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar.
Para os voluntários que residem no interior, é possível se candidatar à doação de sangue no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Critérios para Doação

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no sitewww.saude.al.gov.br/hemoal.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.