Cidades

Estudantes buscam capacitação profissional por meio dos cursos do Pronatec

05/04/2014
Estudantes buscam capacitação profissional por meio dos cursos do Pronatec

  pronatecestudantes  Ter uma profissão para facilitar a entrada no mercado de trabalho e ajudar a custear um curso superior. Foi com esse objetivo que a estudante Liliane Buarque de Ataíde, 15 anos, inscreveu-se no curso de Auxiliar de Recursos Humanos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“Espero com esse curso melhorar o meu currículo, conseguir um emprego e ter condições de fazer uma faculdade”, afirmou Liliane. Mãe de uma menina de quase um ano, ela é aluna do 2º Ano do ensino médio da Escola Estadual Guedes de Miranda, na cidade de Porto Calvo, no Litoral Norte de Alagoas.
Ao todo, mais de 1.200 vagas em diversos cursos do Pronatec estão sendo ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para os estudantes da região. Podem se inscrever alunos do 2º e 3º anos do ensino médio das escolas vinculadas à 10ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), com sede em Porto Calvo.

Procura

Segundo a coordenadora do Pronatec na Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, Amara Maria Marques, a procura está superando a expectativa. “Nos primeiros dias de inscrição, as vagas do curso de cabeleireira foram todas preenchidas, tanto na nossa escola como na escola Guedes Miranda”, afirmou.
Inscrito no curso de eletricista industrial, Sóstenes Silva de Melo, 17 anos, espera aprender uma profissão para conseguir o primeiro emprego. “Sem formação fica difícil. Por isso me inscrevi nesse curso”, afirmou Sóstenes, que é aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Apresentação.

 Escolas contempladas

A região Norte de Alagoas foi contemplada com o Pronatec pela primeira vez. As vagas estão sendo oferecidas nas escolas Batista Acioly (Maragogi), Ciridião Durval (Porto de Pedras), José Ribeiro Carminha (Campestre), Dom Eliseu Gomes de Oliveira (Japaratinga), Major Luiz Cavalcante (Jacuipe), Maria Antônia de O.Santos (Matriz de Camaragibe) Ambrósio Lira (Passo de Camaragibe), Delmo Ferreira da Silva (Jundiá), Guedes de Miranda (Porto Calvo), Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo) e Maria Margarida Pugliesi (São Luiz do Quitunde).
As matrículas dos cursos técnicos foram iniciadas em 1º de abril e prosseguem até o dia 11. São ofertados diversos cursos, entre eles, técnico em enfermagem, técnico em informática, cabeleireiro, segurança do trabalho, recepcionista, auxiliar em recursos humanos, soldador e eletricista industrial.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.