Geral

Esporte aquático movimenta economia na Praia do Francês

04/04/2014
Esporte aquático movimenta economia na Praia do Francês

  esportepraiafrances  Após a passagem de grandes nomes do esporte aquático Stand Up Paddle (SUP) a praia do Francês, em Marechal Deodoro, já não é mais a mesma. Durante quase dez dias de competições bares, restaurantes e pousadas quase não sentiram o impacto da chegada da temida baixa temporada. A pousada Capitães de Areia foi uma das beneficiadas com o evento. A proprietária Adriana Franco conta que as últimas semanas foram boas não só para seu estabelecimento.
“Conversei com outros empresários e eles falaram que suas pousadas estão com uma boa ocupação. A Capitães [de areia] atingiu uma média de 50% de ocupação”, contou. A empresária comemora, pois o período pós-carnaval geralmente enfraquece a ocupação, voltando a ter movimento apenas na semana santa.
“Depois do carnaval encerra-se o momento de alta temporada e ficamos com uma sazonalidade baixa até a chegada da semana santa, mas esses dias foram atípicos devido à realização do campeonato, quase não sentimos essa ‘queda’”, explicou.
Nestes sábado (5) e domingo (6), a partir das 10h se inicia mais uma etapa do Alagoas Pro Grand Slam. A modalidade Race, também conhecida como corrida, tem como objetivo creditar como vencedor o atleta com o maior potencial de rendimento da prancha com o remo, capaz de realizar o percurso estabelecido para prova em menor tempo, ultrapassando assim a linha de chegada à frente dos demais.
O setor de alimentação fora de casa também comemorou essa boa fase da praia do Francês. O empresário Bernardo Miranda – conhecido como Pigmeu – da barraca de praia Aloha, precisou aumentar o quadro de funcionários temporários durante o evento.
“O nosso movimento aumentou durante esses dias, contratamos mais quatro novos garçons para dar apoio”, disse. A barraca de praia ficou conhecida como o point oficial do campeonato. Depois de encerradas as competições, os participantes celebravam os bons resultados lá. “Estamos funcionando desde o carnaval a todo vapor, ainda não deu tempo de sentir a baixa temporada e isso graças à parceria com os organizadores do evento que acreditam na excelência de nossos serviços”, comemorou.
Funcionando no Francês há quatro anos, o restaurante Dona Madalena aumentou o fornecimento de refeições. Responsável pela cozinha, Angélica da Silva conta que a produção de marmitas aumentou desde o início do campeonato. Além disso, o movimento na cozinha, durante o final de semana também cresceu.

 SUP Race

O vice-campeão brasileiro da categoria “Elite” – uma das principais do esporte –, Paulo Reis (Paulão) está pela primeira vez em Alagoas e reconhece que a prova será muito difícil. “A expectativa é muito grande, o nível dos atletas é altíssimo, já que se trata de um campeonato mundial”, comentou. Outro fator que vai dificultar a corrida é o vento. Segundo o atleta, o vento causa ondulações no mar, fazendo com que o esforço e coordenação sejam trabalhados de forma alinhada.
O torneio é uma parceria do Governo do Estado de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), TW Editora, Waterman League e Confederação Brasileira De Stand Up Paddle (CBSUP).