Geral

Equipe do Proerd ministra palestra para alunos de escola estadual

11/04/2014
Equipe do Proerd ministra palestra para alunos de escola estadual

Secretária Josicleide Moura disse que iniciativa faz parte das ações para evitar a violência e o uso de drogas na escola (Foto: Valdir Rocha)

Secretária Josicleide Moura disse que iniciativa faz parte das ações para evitar a violência e o uso de drogas na escola (Foto: Valdir Rocha)

   Com o objetivo de estimular a valorização da vida e conscientizar sobre as consequências do uso de drogas, a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogras (Proerd) ministrou palestra, nesta quinta-feira (10), na Escola Estadual Djalma Barros. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura, e do corpo docente da escola.
Com um discurso humanitário e de fácil compreensão, a tenente Dália explicou aos alunos a composição de drogas e os malefícios que causam ao organismo humano. Os alunos, com faixa etária entre 14 e 18 anos, se surpreenderam ao saber que a cocaína é composta por gasolina, ácido sulfúrico e cimento. Eles também aprenderam que o crack é uma droga com baixo custo porque é feita dos restos da cocaína com a adição de substâncias como bicarbonato de sódio e amônia. A equipe também abordou o mal causado também por drogas lícitas, como o álcool e o tabaco.
Para a tenente Dália, é importante levar a mensagem de valorização da vida para as escolas, além de mostrar a importância da família e da comunidade escolar. “O objetivo é deixar a mensagem de paz, união, deixar valores importantes e mostrar que a droga não é o melhor caminho para a felicidade. Nosso objetivo é mostrar o melhor caminho e que eles tem a chance de escolher o destino” disse. Ela considerou excelente a participação dos alunos. “No início, a gente percebe uma resistência em participar por parte dos alunos, mas logo eles gostam e não querem mais sair. Ficam ali, atentos em tudo e até participativos. A forma de abordar é fundamental”, ressaltou a tenente.
De acordo com a secretária da Educação, a iniciativa faz parte de uma série de medidas para evitar a violência e o uso de Drogas na Escola. Josicleide Moura destacou que foi instituído o Fórum de Combate à Violência nas Escolas, além de ter sido fortalecida a parceria entre a Educação e o Fórum de Combate às Drogas. “Estamos buscando medidas para prevenir a violência e a proliferação de drogas entre os jovens; somente com um trabalho educativo, de conscientização, iremos conseguir afastar a droga das escolas. Os jovens precisam ter informação e dizer não a esse mal”, defendeu a secretária.
Para a aluna do 2º ano, Fernanda da Silva, 16 anos, as palestras demonstraram com clareza as consequências drásticas do uso de drogas. “Gostei muito. Acho que é importante porque os jovens não devem seguir por esse caminho que só causa tristeza na família. Isso ajuda na conscientização sobre a importância dos amigos, da escola e dos pais”, avaliou a estudante.
Na quarta-feira (09), a presidente do Fórum de Combate às Drogas, Noélia Costa, proferiu duas palestras na Escola Djalma Barros, uma direcionada aos pais e outra aos alunos. A diretora da escola, Conceição Silva, disse que o momento era de alegria na escola. Ela destacou o entusiasmo dos alunos em participar das palestras e a importância do apoio do Governo do Estado. “Eu não me sinto sozinha e por isso me sinto mais forte a cada dia; educar é uma luta diária e receber esse apoio está sendo significativo. Nossos alunos precisam entender para não entrar nessa cilada que é a droga”, frisou a professora.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogras é uma iniciativa da Polícia Militar e é aplicado em parceria com as escolas. Os policiais militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadanias; sua presença nas escolas traz segurança a toda comunidade escolar. As informações que são transmitidas aos alunos são sempre as mais atualizadas a respeito das drogas e dos vários tipos de abordagens.