Geral

Encontro prepara municípios para a III Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

10/04/2014
Encontro prepara municípios para a III Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

Gardênia Santana ressaltou importância dos encontros preparatórios para o sucesso da III Conferência Estadual de Saúde

Gardênia Santana ressaltou importância dos encontros preparatórios para o sucesso da III Conferência Estadual de Saúde

   Para auxiliar os coordenadores e técnicos municipais envolvidos na área de saúde do trabalhador, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza até esta sexta-feira (11), encontros preparatórios para a III Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador (CESTT). Os encontros tiveram início nesta quarta-feira (9), e estão sendo realizados no Hotel Jatiúca, em Maceió.
Os dois encontros regionais têm o objetivo de subsidiar as discussões da III Conferência Estadual de Saúde, que acontece de 9 e 11 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. As etapas macrorregionais irão ocorrer nos dias 14 e 15 de maio, em Maceió, e 21 e 22, em Arapiraca.
De acordo com a diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, durante os encontros estão sendo definidos os delegados que irão representar os municípios. Já o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre, ressaltou que a conferência representa um momento histórico e uma oportunidade importante para todos os trabalhadores de Alagoas, uma vez que serão apresentados os desafios encontrados e propostas de solução.

 Programação – O ciclo de encontros preparatórios foi iniciado com a contextualização do processo de organização da III CESTT, além da leitura e discussão da implementação da Política Nacional do Trabalhador e Política Estadual de Saúde do Trabalhador. Na sequência serão temas de debate o desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde e o fortalecimento da participação dos trabalhadores no controle social nas ações da saúde.
Ainda serão discutidas o financiamento da política estadual de saúde do trabalhador no Estado e municípios, além da definição das estratégias para os debates municipais. “O encontro vai auxiliar os representantes municipais a diagnosticarem os problemas de suas cidades e organizar as propostas de solução”, destacou Gardênia Santana.