Geral

Educação lança Projeto Voz que Ensina

16/04/2014
Educação lança Projeto Voz que Ensina
Atividades, desenvolvidas pelo Nuqav da SEE, foram realizadas no Cepa

Atividades, desenvolvidas pelo Nuqav da SEE, foram realizadas no Cepa

    Palestras, apresentação musical, exibição de vídeo, distribuição de panfletos informativos e kits para hidratação bucal marcaram o Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quarta-feira (16), pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
As atividades, desenvolvidas pelo Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor (Nuqav) da SEE, foram realizadas, pela manhã, no auditório da Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro de Pesquisa Aplica (Cepa), no bairro do Farol.
De acordo com Rayne Melo, chefe do Nuqav/SEE, a data serviu também para o lançamento do Projeto Multiplicador de Saúde Vocal “Voz que Ensina”. O objetivo do projeto é conscientizar os professores da importância de cuidar da voz.
“Além dessas atividades, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, estamos realizando palestras nas escolas, conscientizando os professores sobre os cuidados que devemos ter ao fazer uso da voz”, afirmou Rayne Melo, que também é fonoaudióloga.
Segundo ela, em cada escola visitada, um servidor é escolhido para ser o elo daquela unidade de ensino com o Nuqav. “Essa pessoa fica responsável por passar os ensinamentos aos demais colegas sobre o uso correto a voz”, destacou.
As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz, no auditório do Moreira e Silva começaram com a apresentação musical dos alunos Camila e Janilson, que fazem parte do Coral Tom Jovem. Depois da apresentação da dupla, foram iniciadas as palestras.

 Rouquidão – Para a fonoaudióloga Cristiane Saderini, professora do curso de Fonoaudiologia da Uncisal e representante do Crefono/AL, a maioria das pessoas não se dá conta da importância que se deve ter com a voz.
“Por isso, é muito importante esse projeto que tem como foco a conscientização dos professores no cuidado com a voz”, afirmou Cristiane. Segundo ela, a rouquidão é o primeiro sinal de problema com a voz.
“Quando essa rouquidão se prolonga por mais de 15 dias é recomendável que essa pessoa procure ajuda médica, do otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, para evitar que o problema se agrave”, alertou Cristiane.
Entre os cuidados necessários que a pessoa deve ter com a voz, a fonoaudióloga citou os mais elementares: tomar água para hidratar-se, principalmente durante a atividade vocal; alimentar-se de forma saudável, procurando mastigar bem os alimentos; falar pausadamente e articular bem as palavras; evitar gritos e água muito gelada.