Cidades

Documentário ‘Pífanos e Pifeiros’ será lançado no Cine Arte Pajuçara

18/04/2014
Documentário ‘Pífanos e Pifeiros’ será lançado no Cine Arte Pajuçara

    banda de pifano Limoeiro - Yuri3Manifestação cultural de grande força em Alagoas, as bandas de pífano serão retratadas no documentário “Pífanos e Pifeiros”, de Hermano Figueiredo, que será lançado no Cine Arte Pajuçara, às 21 horas. O convite ao público é para mergulhar no universo imagético, sonoro e poético do pífano em Alagoas.
“Pífanos e Pifeiros” conta com a participação de grandes nomes alagoanos, como Chau do Pife (Maceió), Mestre Bia (Viçosa), Mestre Rosalvo (Arapiraca), Mestre Antônio Argemiro (Limoeiro de Anadia), Mestre Gama (Maceió), João do Pife (Arapiraca), José Cícero (Marechal Deodoro) e também de estudiosos e apaixonados pelo tema como Railton Sarmento e Gustavo Quintela.
Banda de pifano - canafistula  Uma produção conjunta da Manguaba Comunicação com o apoio da Ideário, comunicação e cultura “Pífanos e Pifeiros” tem a direção de Hermano Figueiredo; direção de fotografia de Yuri D’Magalhães; Regina Barbosa assina a obra e participa do roteiro e da pesquisa. O projeto tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, foi aprovado no edital BNB Cultural 2012, na categoria Patrimônio Cultural. Conta com o apoio da Algás, Gás de Alagoas S.A e do Sesc de Alagoas, que através do Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais, tem realizado sessões com filmes alagoanos com o objetivo de mensalmente apresentar para o público os trabalhos produzidos no estado.
E o resultado não poderia ser diferente, um filme rico em sonoridades, etnografia e reverência aos mestres da cultura popular alagoana.

Sobre “Pífanos e Pifeiros”

“Pífanos e Pifeiros”, de Hermano Figueiredo
Documentário. 52 minutos. Arapiraca, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Viçosa, Maceió e Marechal Deodoro – AL. 2014
O documentário apresenta a o instrumento pífano, que pode ser executado com simplicidade ou grande virtuosismo, e os pifeiros, mestres e músicos, que inundam o cenário da cultura com toques marciais, benditos, baianos e acordes inspirados em sons da natureza compõem um repertório que se adapta as várias ocasiões cotidianas e nas festas populares.

Serviço:
Data: 24/04/2014
Horário: 21 horas
Local: Cine Arte Pajuçara
Entrada Gratuita
Classificação: Livre