Geral

DH prende chefe da ‘Gangue da Cerâmica’ em Maceió

02/04/2014
DH prende chefe da ‘Gangue da Cerâmica’ em Maceió

  polici4  Nas primeiras horas desta quarta-feira (02), equipes de policias civis da delegacia de homicídios (DH), coordenados pelos delegados Leonan Pinheiro e Antônio Edson prenderam em flagrante o chefe da “Gangue da Cerâmica”, Júlio César dos Santos Silva, 26, conhecido como “Tchê”, responsável por uma série de homicídios na parte alta de Maceió.
“Tchê” foi preso na Cidade Universitária, com uma pistola. 40, com seis munições e carregadores; 10 munições calibre 380; três munições calibre 12; maconha; documentos falsos; uma placa fria; roupas dos Correios e da empresa de ônibus São Francisco, que possivelmente eram utilizados em assalto e até um colete balístico.
Segundo o delegado Leonan Pinheiro, que integra a equipe de delegados recém-nomeados, e investigava o assassinato de Leônidas Bonfim dos Santos, ocorrido no dia 15 de março deste ano, “Tchê”, além de ser o executor deste crime, tem envolvimento com outros crimes relacionados e aparece como autor em diversos inquéritos policiais.
Desta vez, ele foi preso por posse ilegal de arma de fogo e uso de documentos falsos.
“Após investigações, descobrimos que o acusado já possuía outros mandados em aberto e foi preso em 2010. Desta forma, com o auxílio dos agentes de polícia Paulo Vitor e Jânio Suelandro, montamos uma ação policial para localizarmos e prendermos o acusado. Para isso, contamos com o apoio do delegado de plantão Antônio Edson e de sua equipe, que ajudaram em evitar fuga do acusado”, explicou.
De acordo com o delegado coordenador da DH, Cícero Lima, “Tchê” comandava uma quadrilha responsável por diversos homicídios, tráfico, roubos a banco, às residências e a casas lotéricas.
“Após diversas diligências, nossas equipes conseguiram tirar de circulação um criminoso muito perigoso e violento, que amedrontava a população local”, esclareceu.
Neste momento, a Polícia Civil, tenta localizar e prender outros dois integrantes da quadrilha: José César Santos de Oliveira, conhecido como César, 38, que já tem passagem pela polícia por tentativa de homicídio, homicídio qualificado, roubo de veículos, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas.
E o outro foragido é Luiz Fernando Timóteo da Silva, conhecido como “Nando”, 19.
O delegado Antônio Edson, que participou da operação, informou que “Tchê” estava em liberdade condicional e sua prisão foi em cumprimento a mandado de prisão, expedido pela 7ª vara criminal da capital, juiz Maurício Breda.
No momento da prisão, “Tchê” tentou reagir engatilhando a arma e ao perceber a abordagem policial, correu para os fundos da residência, jogou a arma, mas foi surpreendido pela polícia.
Testemunhas foram ouvidas nesta manhã e já reconheceram o acusado.
“Tchê” ainda realizará exame papiloscópico, para sua identificação criminal, devido ao uso de documentos falsos, ele será encaminhado para a Casa de Custódia da Capital, onde permanecerá à disposição da Justiça.