Geral

Desembargadores prestigiam posse de novo corregedor Federal

24/04/2014
Desembargadores prestigiam posse de novo corregedor Federal

  05a  O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, assumiu cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, na tarde desta quarta-feira (23), para mandato de um ano. Na solenidade de posse, ocorrida em Brasília, o presidente da Corte de Justiça alagoana, José Carlos Malta Marques e os desembargadores Fernando Tourinho de Omena Souza e Washington Luiz Damasceno Freitas, além da magistrada Fátima Pirauá, presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), representaram o Judiciário alagoano.
Durante discurso de posse, o alagoano Humberto Martins destacou que seu objetivo a frente da Corregedoria Federal é o de colaborar e orientar as corregedorias locais, preservando as suas competências originárias, através de uma atuação que não visará apontar erros e aplicar punições, mas sim de retificar e melhorar os procedimentos para “valorizar cada vez mais a magistratura do país, que muitas vezes não é compreendida”.
Segundo o novo corregedor-geral, esta é a mais delicada das funções da Justiça, por ser uma atividade correcional propriamente dita, consistente em fiscalizar e apontar melhorias na Justiça Federal de primeiro e segundo graus.
“A visão da corregedoria-geral não pode ser confundida meramente com a punição ou repreensão. Ao contrário, o próprio conceito de correição está diretamente imbricado com a noção de retificação, ou seja, com a melhora do Poder Judiciário”, esclareceu Humberto Martins.