Geral

Cursos do Pronatec capacitam alunos da rede estadual em Arapiraca

03/04/2014
Cursos do Pronatec capacitam alunos da rede estadual em Arapiraca

   alunoscursopronatec Prestes a concluir o 3º ano do Ensino Médio, o estudante Gian Farias Bispo divide seu tempo entre duas rotinas de estudo: em um horário, cursa as disciplinas do Ensino Médio na Escola Enoque Barros, em Girau do Ponciano e no outro, o curso de Acessórios Automotivos na Escola Pedro França Reis, em Arapiraca. Na região, cursos como este são ofertados pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Gian Bispo divide a sala com mais 20 alunos, que estão aprendendo na teoria e na prática métodos de montagem de kit de autofalantes, antena elétrica, capota marítima, sensores de ré, vidros elétricos, montagem de som, entre outros. Além disso, aprende conceitos básicos de corrente elétrica, bateria, voltagem, resistência e magnetismo.
“Além de concluir o ensino médio, também aproveito o horário disponível para aprender mais um curso e me preparar para o mercado de trabalho”, assegura Gian Bispo, que todos os dias viaja de Girau do Ponciano a Arapiraca para participar do curso.

 Novas matrículas – Enquanto turmas como a de Gian estão prestes a concluir seus estudos, a Escola Pedro França Reis já abriu inscrições para novas turmas do Pronatec para 2014, as quais podem ser feitas pelos alunos do Ensino Médio até o dia 11 de abril. São vagas para auxiliar de Recursos Humanos, cabeleireiro, Libras, mecânico, bombeiro civil, refrigeração e climatização residencial voltadas para estudantes matriculados no Ensino Médio.
A diretora-geral Suzete Ferreira explica que os cursos ofertados em Arapiraca atendem à demanda do município e região e são uma oportunidade de formação e capacitação técnica. “Além do aluno se profissionalizar de forma gratuita, os cursos do Pronatec têm uma importância social muito grande e livram os jovens da ociosidade”, afirma a educadora
Além do material didático, como afirma Suzete, o Pronatec oferece ainda a oportunidade de estágios e a garantia de emprego no próprio município de Arapiraca, já que existe um crescimento do comércio local, da rede hoteleira, de restaurantes e similares.
Em Alagoas, 33 escolas e centros profissionalizantes da rede estadual estão com matrículas abertas para os cursos gratuitos do Pronatec em diversas áreas. Alagoas está entre os dez primeiros Estados do Brasil a ofertar o programa via Secretaria de Educação.