Geral

Cooperativa de Crédito Sicoob Agreste é inaugurada em Arapiraca

01/04/2014
Cooperativa de Crédito Sicoob Agreste é inaugurada em Arapiraca

 arapiraca2   Desde essa sexta-feira (28), Alagoas faz parte de um grupo de estados brasileiros que contam com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Nessa data, foi inaugurada, em Arapiraca, a primeira unidade da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários da Região Metropolitana do Agreste Alagoano, o Sicoob Agreste.
Para ser lançado, o Sicoob Agreste passou por um longo processo de autorização, desde a captação de recursos para o início do projeto até a sua aprovação e legitimação pelo Banco Central, em 2013. A construção da unidade do Agreste foi um trabalho realizado pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindlojas – Arapiraca) e o Sicoob Nordeste.
Agora em funcionamento, a cooperativa irá oferecer serviços financeiros como qualquer outro banco, como empréstimos, cheque especial, linhas de crédito, consórcio, microcrédito, entre outros. Só que com um diferencial: tudo isso a juros mais baixos do que os utilizados normalmente e de maneira personalizada no atendimento e no relacionamento com o cliente.
“A principal vantagem disso é que a cooperativa elimina uma série de custos, e tem uma característica que não é diferente das outras instituições bancárias: uma perspectiva de lucro, o que deixa o cliente mais à vontade e confiante para investir seu capital”, destaca o gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Alagoas, Sérgio Vieira.
O Sicoob Agreste já conta com 108 associados, entre pessoas físicas e jurídicas, e acumula um capital de mais de R$ 1 milhão. A expectativa é de que sejam atendidos pelo menos 20 municípios da região no entorno de Arapiraca e Agreste alagoano.
Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, a inauguração do Sicoob Agrete é uma peça de fundamental importância para o desenvolvimento da região. “A cooperativa vai tratar com proximidade os empresários, especialmente os microempreendedores individuais (MEI), facilitar operações e também o atendimento dessas pessoas. Acredito que será um grande impulso para uma série de pequenos negócios, com a presença de investidores que se dispuseram e dispõe a colocar o seu capital para ajudar outros empresários e fortalecer o mercado. Gostaria de ressaltar o trabalho do Dr. Wilton Malta, que foi o mentor do surgimento do Sicoob Agreste, e estimulou o Sebrae a participar da construção dessa cooperativa”, acrescentou.
“Esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido há alguns anos, e o Sebrae foi uma das instituições mais importantes para que isso se concretizasse. É um sonho de várias pessoas que está se tornando realidade”, afirma o presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Agreste Alagoano, Conselheiro do Sebrae e Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas, Wilton Malta.
Hoje, no Brasil, existem mais de 500 filiais do Sicoob, que contam com participação de dois milhões de associados. Arapiraca tem mais de 3.500 microempreendedores individuais, e se tornou o primeiro município de Alagoas a receber uma unidade do Sicoob.

    Inclusão Financeira

Ao trabalhar com juros mais baixos que a maioria das instituições bancárias, as cooperativas de crédito são essenciais na inclusão financeira. Elas fomentam o desenvolvimento empresarial, a geração de emprego e renda e oferecem outros serviços financeiros.
Segundo relatório da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em 2012, a participação das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional foi de 2%. Nos últimos anos, elas registraram significativos avanços como ferramenta de inclusão financeira. No mesmo ano, o ramo de crédito registrou 4,9 milhões de associados, e, em julho de 2013, esse número chegou a cerca de 5,5 milhões.