Cidades

Campus da Uneal em União dos Palmares funcionará em sede própria

29/04/2014
Campus da Uneal em União dos Palmares funcionará em sede própria

   campusunealuniaopalmaresO reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo José Campos da Costa, assinou, na noite desta segunda-feira (28), o contrato com a empresa Plataforma Engenharia Ltda para construção do prédio próprio do Campus da universidade, em União dos Palmares. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e foi prestigiada pelo prefeito da cidade, Beto Baía, autoridades locais e comunidade acadêmica.
A sede do campus será construída em um terreno doado pela prefeitura, às margens da Rodovia BR-104. Serão investidos R$ 7.629.624,55 na obra. Os recursos são provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal, articulado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), pelo Governo do Estado.
“Esta é uma das obras mais significativas para a cidade de União dos Palmares. A Uneal desempenha um importante papel na região, com uma firme relação com a sociedade local, principalmente na área de formação dos professores”, disse o reitor.
Desde 1998, quando foi fundado, o Campus V – União dos Palmares que também recebe o título de Campus Zumbi dos Palmares, funciona em imóveis locados ou cedidos por ser a única unidade da Uneal que não possui sede própria. Atualmente, as aulas estão sendo realizadas em uma escola privada por meio de contrato de locação.
O gestor da Uneal agradeceu ao governador Teotonio Vilela Filho pela sensibilidade política demonstrada neste momento, segundo a prefeitura de União dos Palmares, pela doação do terreno, ao ex-prefeito Areski Freitas, aos servidores da Uneal, pela rapidez na instrução do processo e no atendimento das diligências, à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pela rapidez nos pareceres, à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), pela condução da licitação com seriedade.
O próximo passo será a assinatura da ordem de serviço que terá a presença do governador Teotonio Vilela Filho. O reitor Jairo Campos explicou que o contrato assinado ontem seguirá os trâmites burocráticos e, em seguida, a assessoria do Palácio República dos Palmares irá definir a data para assinatura da ordem de serviço – a partir da qual serão contados 300 dias para conclusão da obra.