Geral

Campanha de vacinação contra HPV vai até 10 de abril

01/04/2014
Campanha de vacinação contra HPV vai até 10 de abril

  campanha_de_vacinacao_hpv  A Campanha de vacinação contra HPV será encerrada no dia 10 de abril. A ação é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os governos estaduais e municipais. A iniciativa está sendo realizada em todas as escolas públicas e particulares, imunizando adolescentes entre 11 a 13 anos. Segundo o MS, a vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), até esta terça-feira (1º) já foram vacinadas 59.890 adolescentes, correspondendo 58% da meta, sendo o primeiro estado do Nordeste em cobertura vacinal.  Segundo a gerente estadual do PNI, Denise Castro, é fundamental que todos os pais entendam a importância da prevenção para o futuro e bem estar de suas filhas.
Denise explicou que a vacina está sendo disponibilizada nas escolas públicas e particulares, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacinação é a primeira de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero.
Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo Papanicolau.
Estimativas indicam que 270 mil mulheres no mundo morreram devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê este ano o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4 mil óbitos em decorrência da doença.
O Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia iniciada no dia 10 de março. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.