Geral

Câmara é palco de debates sobre transferência de vendedores ambulantes do centro da cidade

26/04/2014
Câmara é palco de debates sobre transferência de vendedores ambulantes do centro da cidade

  DSC_0402  A transferência dos vendedores ambulantes do centro da cidade foi tema da Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (24). A reunião, convocada pela Secretaria Municipal de Governo, reuniu os parlamentares, representantes da Prefeitura e vendedores ambulantes, que lotaram a Casa Legislativa.
A audiência foi conduzida pelo secretário adjunto de Governo Jamil Cordeiro, que apresentou a proposta de relocação dos comerciantes informais para a rua em frente as Rádios Delmiro, popularmente conhecido como Corredor da Folia, temporariamente durante 60 dias. Segundo Jamil, durante este prazo, a Prefeitura estará discutindo com a classe um local ideal para a transferência permanente.
Jamil explicou que a relocação é uma exigência do Ministério das Cidades, que prevê a implantação de um Código de Postura para o centro da cidade, tendo como foco especialmente a acessibilidade. O presidente do CDL, Luciano Aguiar, também enfatizou esta necessidade, explicando que com a reorganização dos mesmo, haverá melhorias para toda  comunidade, a começar com o acesso às calçadas, que ficarão livres, além de ofertar mais conforto para os vendedores.
Os vereadores reforçaram a importância da reorganização dos ambulantes e da discussão para a construção de um local que possa ofertar conforto e visibilidade para que os mesmo possam garantir suas vendas. “Essa questão dos vendedores ambulantes é um problema de ordem social e que precisa ser resolvido. Acho que os ambulantes podem ir para o Corredor da Folia de forma provisória, porque o comércio informal só pode ficar onde tem fluxo, onde não tem fluxo não adianta. O município agora tem que pensar numa alternativa que possa contemplar essa classe e assim seja discutida com esta Casa e com a categoria”, frisou o presidente Valdo Sandes.
Além do presidente, estiveram presentes à reunião os vereadores Edvaldo Nascimento, Francisco de Assis (Kinho), Marcos Costa, Milton Lisboa, Henriqueta Cardeal, Edmo Oliveira e Pedro Paulo; o representante dos ambulantes, Gervásio, a coordenadora da Vigilância Sanitária municipal, Carla Damasceno; o advogado Sidney Peixoto e funcionários municipais.