Geral

Alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças crônicas, diz nutricionista

02/04/2014
Alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças crônicas, diz nutricionista

    Doenças crônicas como colesterol alto, gastrite, diarreia, diabetes podem ser evitados através de uma alimentação saudável. O alerta foi dado pela nutricionista Graça Cavalcante, durante palestra realizada nesta segunda-feira (31), no Hospital Geral do Estado (HGE).dsc02692
A ação faz parte do projeto Saúde no Prato: Alimente esta Ideia, que representa uma iniciativa da Seção de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) da unidade hospitalar. De acordo com a nutricionista, quem possui uma rotina saudável consegue se manter de maneira melhor nos períodos de excessos. Para isso, é imprescindível diminuir as frituras, comer porções reduzidas e com espaços menores entre as refeições. As dicas valem para pessoas de todas as idades.
“O ideal é realizar uma alimentação completa, rica em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura. Evitar preparações pesadas, também é uma boa alternativa”, afirma a nutricionista. Ela acrescentou que o colesterol é fundamental para o organismo, porque auxilia na formação das membranas celulares, na produção de hormônios e na síntese de vitamina D.
Segundo a nutricionista, o problema surge quando os níveis de colesterol não estão ideais, ocorrendo as complicações no sistema cardiovascular, aumentando a obesidade, hipertensão, causando impotência sexual no caso dos homens, levando ao infarto e até ao acidente vascular.” O colesterol quando está alto, não traz sintoma nenhum para o organismo, daí a importância de manter sempre uma alimentação saudável e praticar atividades físicas”.
De acordo com a especialista, somente alimentos de origem animal possuem colesterol. Graça Cavalcante recomenda que é importante evitar alimentos que aumentem a produção de colesterol, como o excesso de carnes vermelhas e laticínios. Também sugeriu minimizar o uso do álcool, de açúcares, biscoitos, pães e bolos feitos com a farinha branca.
Segundo a especialista, o ideal é se alimentar de três em três horas e, no intervalo entre as refeições utilizar lanches mais saudáveis, como as barras de cereal, salada de frutas, sucos, vitaminas e iogurtes. Também é sempre válido enriquecer seu lanche com uma fonte de fibras, como granola, quinua em flocos, aveia em flocos e farinha de linhaça.