Geral

Alagoas participa da Semana Nacional de Humanização

10/04/2014
Alagoas participa da Semana Nacional de Humanização
Sesau expõe ações sobre humanização no SUS

Sesau expõe ações sobre humanização no SUS

    Gerar espaço para que o servidor da saúde possa ser ouvido, facilitar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à gestão e garantir ao acompanhante o direito de estar presente momento do parto são algumas das ações que apontam para um SUS que dá certo. Iniciativas essas que são fruto do trabalho de humanização, que nesta semana (de 07 a 11 de abril de 2014) é evidenciada em várias cidades brasileiras que participam da Semana Nacional de Humanização.
Em Alagoas, as ações se voltam para a transformação na relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS. Para isso, a trajetória da Política Nacional de Humanização (PNH) em Alagoas ganhou visibilidade, por meio de ações que aproximam a atenção da gestão da saúde, dispõem ainda de uma gerência de porta aberta para com os usuários do SUS e ainda dá ênfase sobre a importância do parto natural.
De acordo com a coordenadora estadual da PNH, Luiza Malta, a humanização está inserida nas redes de atenção à saúde e permite a mudança de práticas realizadas dentro do serviço, favorecendo assim a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS com objetivo de que cada um se reconheça como parte desse sistema público de saúde.
Dentre os itens que compõem a linha do tempo das ações de humanização na saúde, a trajetória aponta que, em 2009, foi instituída a câmara técnica do PNH em Alagoas. Já sobre as ações efetivas para este ano, Luiza Malta disse que, em setembro, será formada a primeira turma do curso de formação de PNH para 63 profissionais da saúde do Estado (realizado em parceria com o Ministério da Saúde, Uncisal e SMS Maceió). Também em setembro acontece o III Seminário Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas.
Na visão do consultor do Ministério da Saúde, Sérgio Aragaki, o PNH tem como proposta efetivar o SUS e seus princípios. “Para qualificar a saúde de forma humanizada, Alagoas se apresenta num movimento crescente, atuando com um grupo de apoiadores e intervindo para melhorias”, disse o Aragaki, acrescentando que, a Semana Nacional de Humanização é uma oportunidade de dar visibilidade às ações do SUS que dão certo.

 PNH – A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.