Geral

Vítimas de acidentes de trânsito reconhecem atendimento de qualidade prestado pelo HGE

19/03/2014
Vítimas de acidentes de trânsito reconhecem atendimento de qualidade prestado pelo HGE

    Aproximadamente 10 mil pessoas são atendidas, anualmente, no Hospital Geral do Estado (HGE) vítimas de acidentes de trânsito. São pacientes politraumatizados graves, oriundos de colisões, acidentes de moto, capotamento e atropelamento.
A garantia do socorro especializado vem salvando vidas como a de Mariana de Almeida Aguiar, de 16 anos, que após um capotamento no município de Mar Vermelho, em agosto de 2013, deu entrada no HGE com um trauma crânio encefálico grave, edema no braço esquerdo, fraturas e luxações na coluna cervical, além de trauma abdominal.hgemariana_de_almeida
A paciente realizou uma cirurgia, laparotomia exploradora, passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ficou internada no hospital por dois meses e 12 dias. Sua mãe, Maria de Almeida, contou que o atendimento recebido no Hospital Geral do Estado (HGE) surpreendeu a todos os familiares pela dedicação e eficiência. “As pessoas criticam muito esta unidade hospitalar que até ficamos apreensivos quando soubemos que nossa filha tinha vindo para cá. No entanto, constatamos logo que foi o melhor para a sua recuperação”, acrescentou a mãe da paciente.
Recuperada do acidente, Mariana Almeida e seus familiares retornaram ao hospital. Desta vez não mais para receber atendimento, mas, para agradecer a assistência recebida. “É muito bom poder retornar e rever aqueles que cuidaram de mim com tanto zelo e carinho. Jamais esquecerei o que fizeram por mim”, disse Mariana.
Outro caso atendido no HGE foi do menor João Carlos, de quatro anos.  Nem de longe, Andreza Maria Cavalcante, mãe da criança, imaginava que a viagem  de final de ano programada pela família se transformaria em uma tragédia. Seu esposo, Jamerson da Costa Silva, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local do acidente. Mãe e filho, que são naturais de Pernambuco, ficaram feridos e, permaneceram por mais de oito dias internados no hospital.
“Só tenho a agradecer aos profissionais do HGE, que cuidaram muito bem de mim e do meu filho. Recebi conforto e carinho de toda a equipe e, destaco a de psicologia que esteve sempre próxima a mim, num momento em que estava fragilizada, não só por meu filho que ficou grave alguns dias, mas pela perda do meu esposo”, relatou Andreza Maria.
A diretora do hospital, Verônica Omena, explicou que o Hospital Geral é referência para casos como o de Mariana, de Andreza e João Carlos. “A nossa unidade possui os melhores profissionais do estado, capacitados para a assistência a vítimas de acidentes graves, politraumatizados, queimados e atendimentos de urgência e emergência”, afirmou a médica.

    Dados – Em 2013, o Hospital Geral do Estado atendeu 9.918 acidentados no trânsito. Nos dois primeiros meses deste ano já são 1.970. São 253 atropelamentos, 676 colisões, 409 acidentes com moto, 58 com bicicleta e 39 capotamentos em 2014.  “O respeito e a cooperação no trânsito são fundamentais. É preciso ter esta consciência para produzir mudanças que contribuam com um trânsito mais humano e seguro”, lembrou a diretora do HGE, Verônica Omena.