Geral

Vigilância Sanitária Estadual inspecionou mais de 440 estabelecimentos durante Operação Alimento Seguro

13/03/2014
Vigilância Sanitária Estadual inspecionou mais de 440 estabelecimentos durante Operação Alimento Seguro

    vigilanciaDurante a Operação Alimento Seguro, realizada pela Vigilância Sanitária Estadual, durante o período carnavalesco, foram inspecionados 447 estabelecimentos que comercializam alimentos. O objetivo foi inspecionar a qualidade dos produtos vendidos em restaurantes, bares, lanchonetes e carros de ambulantes, assegurando que os foliões não consumissem alimentos contaminados, que podem provocar intoxicações.
Além dos estabelecimentos inspecionados, os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual atenderam 32 denúncias feitas por meio do site do órgão e dos telefones 3315-3779 e 3315-6691. Este ano a Operação Alimento Segurou foi realizada por sete equipes, que estiveram nos municípios Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Jequiá da Praia, Coruripe, Roteiro, Maragogi, Japaratinga e Porto de Pedras.
As inspeções, segundo o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, foram realizadas em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais e ocorreram no período das 7h às 19h. “Durante as inspeções os técnicos observaram se os manipuladores de alimentos utilizam luvas, toca, máscara, sapato fechado, avental e não estavam portando acessórios como brincos, relógios ou anéis. Também foi observado se os estabelecimentos possuam lixeiras com pedal, se os churrasquinhos estavam guardados no congelador e separados em saquinhos transparentes”, explicou.
Paulo Bezerra acrescentou, ainda, que os inspetores da Vigilância Sanitária Estadual também analisaram se os vasilhames de bebidas eram lavadas com água e hipoclorito, antes de serem armazenados no freezer e se os embutidos, como a salsicha, estavam sendo são conservados a uma temperatura que esteja entre 60 e 65 graus. Também durante as abordagens foi analisada a conservação dos alimentos, o aspecto do ambiente e a metodologia que eles estavam sendo manipulados, uma vez que os manipuladores não podem ser os mesmos a receberem o dinheiro do cliente.
Lei 7.329 – E durante a Operação Alimento Seguro os estabelecimentos inspecionados pelos fiscais da Vigilância Sanitária Estadual verificaram se a Lei 7.329/2012 estava sendo cumprida. Ela versa sobre a proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Durante a inspeção, 18 estabelecimentos que comercializavam bebidas alcoólicas foram notificados, por apresentarem diversas irregulares.
“Em alguns estabelecimentos inspecionados faltavam avisos alertando sobre a proibição de venda, oferta e permissão do consumo de bebidas para menores de 18 anos. Mas também constatamos a ausência de alvarás sanitários e verificamos a existência de avisos que alertavam sobre a proibição em tamanho que não permitia a visualização e em número insuficiente para o total de ambientes do estabelecimento”, enumerou o diretor da Vigilância Sanitária Estadual.