Geral

Uneal inicia segunda edição do Programa de Iniciação à Docência

15/03/2014
Uneal inicia segunda edição do Programa de Iniciação à Docência

 reitorJairoCampos   Em uma solenidade disputada na manhã desta sexta-feira (14), a Universidade Estadual de Alagoas, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, realizou, no pátio do Campus I, em Arapiraca, a abertura das atividades da segunda edição do projeto do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), conveniado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Professores das escolas públicas parceiras, docentes e estudantes da Uneal prestigiaram o ato.
O reitor e professor Jairo José Campos da Costa frisou a importância da iniciativa para a formação de docentes, que poderão atuar na rede pública de ensino de Alagoas. Ele destacou ainda a relevância do trabalho desenvolvido na Uneal no interior do Estado ao graduar a maioria dos professores que formam os quadros escolares. “(O Pibid) é uma resposta desta universidade à sociedade”, declarou Jairo Campos.
A coordenadora do projeto institucional, professora Maria José Brito, destacou os impactos positivos trazidos pelo projeto. “Esse programa já fez a diferença em nossa sociedade especialmente no meio acadêmico, continuando a provocar mudanças em prol de uma educação pública de qualidade”, afirmou.
Brito lembrou ainda que o projeto institucional com o tema “Articulação entre universidades e escolas de educação básica: Múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente” envolve 17 subprojetos elaborados por docentes de todas as licenciaturas da universidade, em cinco campi.
A equipe do Pibid/Uneal é formada por três coordenadores de gestão, 35 coordenadores, 78 supervisores, 489 estudantes, além da parceria de 42 escolas públicas de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Para a ex-bolsista Késia Natalino, do curso de Pedagogia do Campus I, o Pibid é uma fórmula de sucesso que concilia teoria e prática, auxiliando o graduando que inicia as atividades na educação básica. Ela ainda afirmou que o programa desenvolve no estudante universitário o interesse pela pesquisa.
“Este programa foi fundamental para a minha formação e será para vocês”, disse no discurso que fez durante a solenidade. Também participaram da solenidade, a pró-reitora de Graduação, Mary Selma Ramalho, e a diretora do Campus I, Maria José Aragão.