Geral

Turistas chegarão mais rápido ao Litoral Norte pela Alça da Flamenguinha

31/03/2014
Turistas chegarão mais rápido ao Litoral Norte pela Alça da Flamenguinha

    Quem sai da parte alta de Maceió e precisa chegar ao Litoral Norte de Alagoas sabe as dificuldades que encontra. Em dias normais, o motorista sofre com a distância e com a falta de trajetos que fujam da Via Expressa ou da Avenida Fernandes Lima, diariamente engarrafadas. São comuns as longas filas de veículos procurando por um atalho que lhes facilite a locomoção.Obras na Adutora do Agreste
Os congestionamentos se tornam uma dor de cabeça ainda maior para aqueles que optam por aproveitar um feriado no Litoral Norte, por exemplo, ou para quem faz o percurso a trabalho. O taxista Adeilton Gomes, de 32 anos, é um dos que sofrem com o trânsito. Há oito anos ele trabalha transportando passageiros de Maceió a São Miguel dos Milagres, uma das cidades litorâneas com intenso fluxo de turistas.
“Imagine pegar um passageiro no Aeroporto Zumbi dos Palmares e ter que enfrentar a Fernandes Lima ou a Via Expressa, que são praticamente os únicos caminhos para chegar aqui no Litoral Norte. E o trecho que começa na Cruz das Almas, que tem engarrafamento quilométrico nos feriados? É um verdadeiro inferno”, desabafa Adeilton. “Isso estressa o motorista e deixa o turista muito chateado, porque ele já fez uma viagem longa e ainda tem que ficar parado no carro”.
Por isso, o taxista já adianta os benefícios que serão trazidos pela implantação da rodovia AL-105, a Alça da Flamenguinha. As obras, já na reta final, têm início no bairro do Benedito Bentes e chegam ao município de São Luiz do Quitunde. O asfalto já cobre quase todos os 28 km de extensão. A Alça da Flamenguinha vai reduzir o trajeto do aeroporto ao Litoral Norte em 32 km, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 40 minutos.
“Agora, com essa estrada maravilhosa ligando o Benedito Bentes e saindo aqui em São Luís do Quitunde, tudo já está bem melhor. Quem trafega por aqui vê que as obras não param”, comemorou o taxista Adeilton Gomes. “Não vou ter que ficar preso em um congestionamento de 8 km como já me aconteceu. Vou economizar tempo, combustível, estragar menos o meu carro e poder atender mais passageiros”.
O presidente do PSDB Maceió e ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman, afirma que a mobilidade entre municípios deve ser sempre uma prioridade de governo. “Muitos trabalhadores estão nos canteiros de obras por todo o estado, seja melhorando estradas, construindo casas ou levando água aonde não existe. E desenvolver nossas rodovias é desenvolver o estado em seus diversos setores”, disse Fireman.