Geral

Técnicos da Sesau participam de palestra sobre gestão de tecnologia em Saúde

18/03/2014
Técnicos da Sesau participam de palestra sobre gestão de tecnologia em Saúde

   ciencia_e_tecnologia_da_saude A Gerência estadual de Ciência e Tecnologia em Saúde realizou nesta segunda-feira (17) uma palestra sobre  Gestão de Tecnologia em Saúde – Engenharia Clínica e Avaliação e Incorporação de Tecnologias. A apresentação, que ocorreu no auditório do setor de Ciência e Tecnologia, em Jaraguá, foi ministrada pela técnica especializada em engenharia clínica do Ministério da Saúde, Amanda Soares.
Durante a palestra, Amanda Soares destacou que a estruturação do setor de gestão e avaliação de tecnologia vai auxiliar no planejamento estratégico, além de gerar economia de gastos públicos e garantir mais qualidade e segurança clínica do paciente.
A técnica disse ainda que a área de Tecnologias em saúde e Engenharia Clínica abrange vasto campo: medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e programas e protocolos assistenciais –, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.
A gerente de Ciência e Tecnologia em Saúde, Fátima Lima, ressaltou a importância da apresentação, pois trata de um avanço na eficácia da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) e traz a gestores e técnicos da Sesau um entendimento sobre o processo de renovação e incorporação de tecnologias.
“A gestão de tecnologia em saúde é responsável pela análise de pesquisas científicas, que atestam a eficácia ou descarte de tecnologias” explicou Fátima, acrescentando  que para a adoção de novas tecnologias pelo SUS devem ser analisadas não apenas o equipamento, mas toda a estrutura e profissionais que fazem parte da assistência para garantir que os resultados demonstrados nas pesquisas sejam observados no dia a dia da assistência.
A assessora técnica da Gerência de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria José Castro, destacou que a produção cada vez maior de novas tecnologias cria necessidades especificas como a capacitação de profissionais e gestores para a gestão e avaliação de tecnologias em saúde. A técnica lembrou ainda que a Sesau está integrada com a Política Nacional de Gestão e Tecnologia de Saúde, que preconiza a maximização dos benefícios de saúde com os recursos disponíveis, assegurando o acesso de todos os usuários do SUS a tecnologias efetivas e seguras.
Participaram da palestra, técnicos e gestores de diversas setores da Sesau a exemplo de Hospital Geral do Estado (HGE), Laboratório Central (Lacen), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
À tarde, a técnica especializada em engenharia clínica do Ministério da Saúde, Amanda Soares, acompanhada por  técnicos da Gerência e Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou uma visita técnica ao Hospital Geral do Estado (HGE).