Geral

Teatro Deodoro recebe espetáculo Valsa Nº 6

11/03/2014
Teatro Deodoro recebe espetáculo Valsa Nº 6

   Foto Valsa 1 O Sesc Alagoas em parceria com o Ministério da Cultura e a Petrobras através do “Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014” trás para Maceió o espetáculo “Valsa Nº 6”, peça de Nelson Rodrigues adaptado para animação pela Companhia de Teatro Portátil. As apresentações acontecem nos dias 14 e 15 de/03, às 20h, no Teatro Deodoro.

Valsa nº 6

É a primeira vez uma peça de Nelson Rodrigues é adaptada para o teatro de animação. “Valsa nº 6”, monólogo escrito em 1951, apresenta uma menina assassinada aos quinze anos que tenta se lembrar do que aconteceu. As imagens chegam aos pedaços e ela vai reconstituindo o passado, ainda recente, até descobrir que está morta.
A encenação utiliza recursos da linguagem de animação para valorizar a poética do texto, já que “a peça tem o formato de um poema dramático”, diz o diretor Alexandre Boccanera.
Em cena Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda, que também assina a direção musical, manipulam a protagonista do espetáculo: a boneca Sônia. Sem descaracterizar o monólogo a boneca contracena com seus manipuladores para dar vida ao universo poético da peça.

COMPANHIA TEATRO PORTÁTIL

Há oito anos sediada na cidade do Rio de Janeiro, a companhia Teatro Portátil desenvolve uma pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro de animação.
A primeira montagem, “2 Números”, teve apoio do Programa de Bolsas Vitae de Artes, estreou em 2005 e participou de diversos festivais de animação nacionais e internacionais, com destaque para apresentações em Cabo Verde e na Espanha. “As Coisas”, produzido com patrocínio do Banco do Brasil, estreou em 2010 e esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília e do Rio de Janeiro. Em 2011, integrou a programação do 5° FITA Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis/SC. Em 2012, foi contemplada com o FATE – Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, reestreou no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e circulou por espaços culturais da cidade. Em 2013, esteve em cartaz no Teatro Fashion Mall/RJ. “Valsa nº6” comtemplada com o FATE – Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estreou em 2012 no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Em 2013, esteve em cartaz no Teatro de Arena da Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Visite o site: www.teatroportatil.com.br

SERVIÇO

Espetáculo Valsa nº6
Apresentações: 14 e 15 de março
Horário: 20 h
Local: Teatro Deodoro, Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 14 às 18h
Classificação etária: 14 anos
Duração: 50 min
Ingressos: R$ 5,00 (estudantes, idosos e comerciários) e R$ 10,00.
Contato: (82) 3315-5656