Geral

Setur realiza visita técnica em União dos Palmares e conhece novos meios de hospedagens

12/03/2014
Setur realiza visita técnica em União dos Palmares e conhece novos meios de hospedagens

 1   A secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou esta semana uma visita técnica a União dos Palmares com o intuito de criar o plano de ação do setor para o município. O objetivo do plano é desenvolver novos produtos turísticos, revitalizar os que já existem e minimizar as deficiências apontadas pela “Cartilha de Regionalização do Município”, preenchida pelos gestores. Estiveram presentes a secretária de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, a diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur, Mell Bezerra, além de técnicos do Sebrae/AL, Associação dos Empresários do Turismo na região dos Quilombos e secretarias de Industria e Comércio e Assistência Social.
Após a reunião, a diretora da Setur, Mell Bezerra, conheceu alguns produtos que estão sendo formatados para receber turistas no município. O primeiro deles é o engenho Anhumas, do final do século 19. O local, que foi cenário do filme “Joana Francesa”, de Cacá Diegues, está sendo restaurado, mas já recebe turistas para hospedagens e “day use” (expressão usada para o desfrute de um local durante um único dia). Outro produto visitado foi o local da futura instalação do hotel Baobá, empreendimento da Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum. Com inauguração prevista para 2015, o hotel contará com 12 suítes e um serviço de spa.
Mel Bezerra afirma que os trabalhos desenvolvidos pela Setur, a vinda de estrangeiros em busca da história de Zumbi e as ações voltadas ao turismo étnico requerem que a cidade possua uma estrutura de hospedagem para os visitantes. “Por isso, a ampliação dos serviços de atendimento ao turista, através dos meios de hospedagens, gera uma expectativa positiva no setor. A consolidação dos empreendimentos Baobá e Anhumas vai gerar mais de 120 empregos diretos e indiretos na baixa temporada, podendo ser duplicado na alta estação”, diz.

    Abrasel

O encontro também reuniu empresários locais da área gastronômica, que conheceram a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (ABRASEL). O intuito desta aproximação é popularizar a culinária Quilombola em todo o Estado, já que entre os dias 18 e 20 de março acontecerá o 19º Encontro Gastronômico, com o tema “Para novos desafios, um mar de oportunidades”. O evento será realizado pela Abrasel/Alagoas e conta com patrocínio da Setur.
“A apresentação da Abrasel à região dos Quilombos neste momento foi estratégica devido ao evento que será realizado agora em março e a vinda da seleção de Gana para Alagoas, que atrairá mídia e investimentos, gerando emprego e renda para a região”, conclui Bezerra.