Geral

Serra da Barriga vai ganhar exposições e apresentações artísticas para homenagear Gana

06/03/2014
Serra da Barriga vai ganhar exposições e apresentações artísticas para homenagear Gana

   Mell Bezerra 168 A Serra da Barriga, em União dos Palmares, vai viver momentos de euforia e muita movimentação durante a presença da seleção de Gana em Alagoas. Escolhido pelo Governo do Estado para homenagear a presença da equipe africana no Estado, durante a preparação da equipe para a Copa do Mundo do Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares vai receber uma série de eventos voltados para turistas, jornalistas e alagoanos que ainda não conhecem a bela trajetória de Zumbi e do Quilombo dos Palmares.
“Precisamos aproveitar esse momento para fazer com que o palmarino e o alagoano se apropriem dessa história tão fascinante de Zumbi e da luta dos negros contra a escravidão”, diz Jacineide Maia, secretária de Cultura de União dos Palmares. “A vinda de Gana será um divisor de águas para o turismo étnico aqui em Alagoas”. O Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, teve um papel fundamental na luta pela igualdade dos negros no Brasil, e chegou a receber mais de 20 mil refugiados entre os anos de 1597 e 1695.
A proposta que está sendo discutida entre a prefeitura de União dos Palmares e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) prevê a degustação de comidas típicas, a exposição de artesanato e a exibição de danças folclóricas no parque, sempre com a temática quilombola. A ideia é que as agências de turismo e as empresas de receptivo incluam a Serra da Barriga nos roteiros oferecidos aos turistas. Para isso, já está sendo organizada uma visita dos guias de turismo ao parque, para que eles conheçam melhor o lugar. “Vamos organizar também uma visita dos jornalistas alagoanos à serra, para que eles possam mostrar pra todo o Estado como a região é bonita e quantas histórias ela tem pra contar”, afirma Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo. “Estamos discutindo agora a logística para que o projeto seja executado”.Serra da Barriga - Quilombo - Al 05
A proposta da Setur de aproveitar a vinda de Gana para incrementar o turismo étnico em Alagoas foi acatada de imediato pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB). A equipe deve chegar a Maceió na segunda quinzena de maio, e fica na capital alagoana por cerca de 20 dias. Alagoas é um dos três estados escolhidos como CT que não vão sediar jogos da Copa – os outros são Sergipe e Espírito Santo. Gana é considerada hoje a melhor seleção africana, e conta com nomes de prestígio no futebol mundial como os meias Boateng, do Shalke 04 (Alemanha), e Muntari, do Milan (Itália) A seleção ganesa está no grupo G, com Alemanha, Portugal e Estados Unidos.