Geral

Secretário da Defesa Social confere marcha administrativa realizada pelo CFP

27/03/2014
Secretário da Defesa Social confere marcha administrativa realizada pelo CFP

 secre e com   Iniciada na madrugada desta quinta-feira (27), a 1ª Marcha Administrativa do Curso de Formação de Praças (CFP/2013) reúne quase mil alunos do curso juntamente com os monitores dos pelotões e oficias do Corpo de Alunos da unidade de ensino, além de oficiais e cadetes da APMSAM.
O secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares, e o comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro estiveram em um dos trechos da marcha conferindo o desempenho dos alunos, que se mostraram entusiasmados com a oportunidade.
Entre os objetivos da marcha estão possibilitar um complemento nas instruções, aumentar o nível de integração entre os alunos, o espírito de corpo e a disciplina inerente aos militares, conforme explicou o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Jefferson Clayton, “a iniciativa pretende aprimorar entre os recém-incorporados à instituição a capacidade de organização, disciplina e trabalho em equipe, além de apresentar um primeiro contato com as dificuldades encontradas em ambientes urbanos, próprias do policiamento ostensivo”, esclareceu.
Ainda segundo o oficial, a 1ª Marcha Administrativa objetiva também promover junto à tropa o resgate de valores, como autoconfiança, persistência e superação de dificuldades.
A concentração foi na Base Avançada do Instituto do Meio Ambiente (IMA), após a Ponte Divaldo Suruagy, litoral sul, e o percurso seguiu até a Praia do Saco e a Área de Preservação Ambiental da Ilha de Santa Rita.
No local, foram desenvolvidas três oficinas didáticas – Sobrevivência em Meio Líquido, Técnicas de Patrulhamento Rural e Maneabilidade, com o reconhecimento de agentes químicos. Em seguida, no final desta tarde a tropa retornou à Base do IMA para o encerramento da marcha
A Marcha Administrativa visa proporcionar uma maior integração entre os alunos do curso bem como resgatar valores próprios do militarismo como vigor, superação dos limites e a resistência à adversidades impostas no dia-a-dia