Geral

Secretária Josicleide Moura é homenageada com Comenda Selma Bandeira

28/03/2014
Secretária Josicleide Moura é homenageada com Comenda Selma Bandeira
secJosicleideMoura

Secretária Josicleide Moura será homenageada no plenário da Câmara Municipal de Maceió

    A Secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, será homenageada com a Comenda Selma Bandeira nesta sexta-feira, dia 28, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Maceió. Ao todo, a honraria será entregue a 17 personalidades e entidades pelos relevantes serviços prestados na luta pelo fim da violência e da defesa dos Direitos Humanos. A sessão faz parte da programação da Câmara em homenagem ao Mês da Mulher e o evento é aberto aos amigos e familiares dos homenageados.
Além da secretária Josicleide, receberão a outorga a assistente social Suzana Maria Lima Lopes Lôbo; o advogado Daniel Nunes Pereira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL;a técnica em enfermagem Maria Benedita Barbosa dos Santos; o advogado Pedro Montenegro;o empresário Alberto Cabús; o professor Ednaldo Rocha e o técnico de futebol José Henrique dos Santos Filho.
Também serão agraciados com a comenda a servidora pública Nelma Nunes da Silva; a médica Maria Adelina Galindo Pimentel; o professor Amauri da Silva Barros; o coronel Dogival Ferreira da Silva; a secretária municipal de Trabalho, Solange Bentes Jurema; a assistente social Sonaly Bastos da Rocha; os professores de artes marciais Christiano Gomes e José Januário Pinto Filho e o líder comunitário Pierre Mário dos Santos.

 Trajetória – Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com pós-graduação em Formação de Professores de Educação Infantil e Ensino Médio, Josicleide Maria Pereira de Moura atua há mais de 20 anos na educação, tendo lecionado em escolas das redes municipal e estadual, além de ter assumido o cargo de vice-diretora da Escola Municipal Petrônio Viana.
Na Secretaria de Educação de Maceió (Semed), ocupou os cargos de Chefe de Gabinete, Coordenadora de Planejamento e Orçamento Estratégico e Coordenadora de Planejamento Estratégico. Em 2011, assumiu a Chefia de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e, posteriormente, foi nomeada secretária adjunta da pasta, sendo também designada gestora do Programa Nacional de Cesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
No dia 03 de setembro de 2013, foi empossada secretária de Estado da Educação e do Esporte pelo governador Teotonio Vilela Filho.

 Selma Bandeira – A Comenda Selma Bandeira foi criada pelo Decreto Legislativo 183/1997 e é conferida a personalidades e instituições que se destacam na luta pelo fim da violência e na defesa dos Direitos Humanos. Em Alagoas, Selma Bandeira é um exemplo de coragem e ousadia. A vida da alagoana foi marcada por sua contribuição na luta contra as discriminações políticas, econômicas e sociais em plena ditadura militar.
Nascida em Delmiro Gouveia, no dia 1º de janeiro de 1944, foi médica, militante política e deputada estadual. Meses antes de falecer em um acidente automobilístico, em 1986, participou da criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher. Selma Bandeira morreu no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.