Geral

Secretaria de Educação dobra oferta de vagas do Pronatec

12/03/2014
Secretaria de Educação dobra oferta de vagas do Pronatec

   tecnicosdaredeestadual A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai dobrar a oferta de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para alunos do Ensino Médio na rede estadual. A informação foi repassada pela secretária Josicleide Moura na manhã desta terça-feira (11) durante capacitação com técnicos da rede estadual que atuarão na execução do programa.
Em 2013, quando a secretaria, passou a ser ofertante e demandante dos cursos, foram oferecidas 2.924 vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) nos municípios de Maceió, Coruripe, Arapiraca, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema. Para 2014, até, agora, estão previstas 6.730 vagas distribuídas em 136 cursos para 24 municípios.
“Estamos entre os dez primeiros estados do Brasil a ofertar o Pronatec via Secretaria de Educação. Desde 2011, quando fizemos a adesão ao programa, lutamos para expandi-lo, este ano serão 24 municípios, mas a nossa meta é que ele atinja todo o estado de Alagoas, pois queremos transformar a vida de nossos jovens por meio do conhecimento, inserindo-o no mercado de trabalho”, frisou Josicleide.

Cronograma – Em 2014, os cursos do Pronatec via SEE serão ofertados para alunos da rede estadual em Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Barra de São Miguel, Junqueiro, Boca da Mata, Anadia, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Viçosa, Maragogi, Porto de Pedras, Campestre, Japaratinga, Jacuipe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Jundiá, Porto Calvo e São Luiz do Quitunde.
Os alunos da rede estadual interessados em se inscrever em cursos do Pronatec devem procurar sua escola para efetuar a pré-matrícula de 1º a 11 de abril e a escola vai confirmar a matrícula no período de 07 a 14 de abril. No dia 23 do mesmo mês, está prevista uma grande aula inaugural na capital, e, no dia 24, as aulas terão início nas escolas.

Formação – Nesta terça e quarta-feira (11 e 12), técnicos da rede estadual que atuarão nas escolas que ofertarão os cursos do Pronatec passam por uma capacitação ofertada pela SEE. Na ocasião, serão abordadas questões relativas às atribuições de cada cargo (supervisor, coordenador, vice-coordenador e orientador) e à orientação para a elaboração dos planos de curso. Esta mesma formação será ofertada em Porto Calvo, na sede da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira).
O diretor de Educação Profissional e Tecnológica da SEE, José Barboza, destacou a importância da capacitação. “Muitas das escolas ofertantes terão estes cursos pela primeira vez, então esta formação é essencial, pois eles receberão todas as informações necessárias acerca do programa”, explica.
Barboza também adiantou que a oferta de vagas nos cursos profissionalizantes via SEE para 2014 poderá ser ainda maior do que 6.730 vagas, visto que, nos próximos dias, a secretaria fará a pactuação ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), programa do Governo Federal com oferta de cursos profissionalizantes para alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Expectativa – Representantes das escolas da rede estadual que já ofertam ou vão oferecer cursos profissionalizantes pela primeira vez demonstraram ansiedade pelo início das aulas do Pronatec.
Suzete Ferreira, diretora da Escola Pedro Reis, em Arapiraca, vai oferecer o programa pelo segundo ano.A unidade, que atende Arapiraca e municípios vizinhos, conta que muitos dos alunos que participaram dos cursos profissionalizantes conseguiram estágio e alguns já possuem expectativa de serem contratados por empresas locais. “Nossos cursos são muito procurados e a nossa meta é que as matrículas de 2014 sejam ainda maiores”, estima a gestora.
Nilma Santos, diretora da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) vai ofertar o Pronatec pela primeira vez e relata que seus alunos contam os dias para o início das matrículas. “Eles estão muito ansiosos, nos perguntam todos os dias quando serão abertas as inscrições. Vamos disponibilizar vagas em cursos como técnicos em segurança do trabalho, rede de computadores, idiomas, turismo e hospitalidade”, adianta a diretora.