Geral

Rota de Hortifruticultura de Alagoas será lançada na 6ª feira

18/03/2014
Rota de Hortifruticultura de Alagoas será lançada na 6ª feira

agricultorfamiliar    O Governo de Alagoas em parceria com representantes do Ministério da Integração Nacional e do Ministério da Agricultura lançam, na próxima sexta-feira (21), a Rota da Integração Fruticultura de Alagoas/Nordeste. Na ocasião será assinado convênio para implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutas da Região. O evento ocorre a partir das 14h, no sítio Coité das Pinhas, em Igaci.
A solenidade contará com a presença da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e de parceiros como a Codevasf, Conab, da Carpil e de prefeituras municipais do agreste alagoano.
Na programação consta ainda um almoço com os 21 prefeitos das cidades que serão beneficiadas pela unidade de beneficiamento de frutas e a apresentação das Rotas da Integração de Alagoas – Cordeiro, Hortifruticultura e Apicultura.
De acordo com o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, serão investidos só na unidade cerca de R$5,8 milhões. Segundo ele, a unidade irá atender aos agricultores dos APLs Fruticultura no Agreste, Fruticultura no Vale do Mundaú e Horticultura no Agreste.
“A expectativa é que a Unidade de Beneficiamento fortaleça a produção e beneficie cerca de 2 mil produtores, preferencialmente inscritos no Cadúnico e com DAP”, explica o presidente.
A unidade irá trabalhar, inicialmente, com o beneficiamento de 11 frutas, levando em consideração a fruticultura da região como abacaxi, pinha, caju, banana, graviola, entre outras. Entre os produtos estão geleia, doces, polpa e suco de frutas concentrado, além de frutas desidratadas.
As Rotas da Integração de Alagoas são fruto da parceria entre governo do Estado, por meio da Seagri, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Seplande, Sebrae, Embrapa, Codevasf, Fundação Banco do Brasil, Sudene, Prefeituras, além de cooperativas e associações.
O programa Rotas da Integração tem como objetivo a equidade e competitividade, além do desenvolvimento regional por meio da inclusão produtiva, entre outros.
“Esta unidade de beneficiamento será mais uma oportunidade dos agricultores agregarem valor à sua produção, bem como, terem mais acesso ao mercado.  Este é um governo que acredita na agricultura familiar, oferecendo sementes para plantar, assistência técnica para produzir, e apoio ao acesso ao mercado, para que estes produtores possam comercializar seus produtos e gerar renda para suas famílias”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.